v. 10, n. 2 (2017)

DOI: 10.3895/rbect.v10n2

Apresentar o n. 2 do volume 10 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, significa adentrar num conjunto de reflexões que representam bem a diversidade e complexidade da prática do ensino na atualidade, em sentido amplo, e do ensino de ciência e tecnologia em termos específicos. Esta Edição, a exemplo das anteriores, é porta-voz da necessidade de pensar e repensar as práticas pedagógicas e didáticas no mundo contemporâneo, associando novas técnicas, pensamento crítico e uso do contexto como inovação pedagógica.

Dos 19 artigos que compõem esta Edição, seis manuscritos representam diretamente o esforço de inovar abordando novas técnicas e instrumentos. Os textos discutem técnicas como o uso de simulações, de análises iconográficas, de livro de ficção científica, de carpoteca, de espectroscopia, ferramentas, modelos e objetos matemáticos, dentre outros, considerados instrumentos importantes de ensino, capazes de estimular o aprendizado de conceitos e problemas.

Outros seis artigos produzem análises gerais sobre a educação e o ensino, bem como sobre desafios e processos de mudança em andamento no país. Versam sobre a importância da percepção de estudantes em relação às mudanças no ensino médio, os resultados de mestrados profissionais, a importância da educação inclusiva, como também, a formação do pensamento crítico de estudantes em relação à tecnologia e em relação aos problemas contemporâneos, contrapondo concepções estereotipadas, além de estimular a compreensão de licenciados em relação à ciência, tecnologia e sociedade.

Por fim, sete artigos tratam da aprendizagem contextualizada buscando aproximar a prática pedagógica das diferentes realidades do mundo contemporâneo e suas emergências. Envolvem pesquisas que associam: matemática e arqueologia; aprendizagem colaborativa e troca de saberes; relações e construção interdisciplinar entre áreas distintas; modelagem matemática sobre temas específicos, como a “água”, enquanto prática educativa e crítica; educação ambiental como um processo contínuo de educação temática; e, sobre a importância de tecnologias digitais na formação e prática de futuros professores.

Em seu conjunto, perpassa e predomina nesta Edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, o esforço dos autores em refletir sobre o papel da educação, sobre o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem e sobre técnicas para melhorar, não só a absorção de conteúdos por parte dos estudantes, mas, fundamentalmente, promover a sua formação cognitiva associada à construção da capacidade de reflexão crítica, como um dos resultados da educação formal.

Subjacentemente, o conjunto de textos evidencia também que, embora em termos teóricos se caminhe para certo consenso desta necessidade e dos desafios inerentes, em termos práticos, a materialização das mudanças necessárias encontra inúmeras dificuldades estruturais, começando pelos embates teóricos, quase sempre associados a concepções ideológicas de mundo. Estas, não necessariamente negativas, nutrem a divergência, nem sempre útil, e, em muitos casos, distanciam-se do debate essencial sobre as mudanças culturais, de formação e de infraestrutura, necessárias para repensar não só as práticas didáticas e pedagógicas, mas as próprias noções de educação, de ensino e de escola.

Como afirmou Edgar Morin (2014) a um jornal brasileiro de grande circulação, diante das mudanças profundas no mundo contemporâneo nas últimas décadas, como, por exemplo, o avanço da tecnologia de informação, que não é mais possível ensinar como aprendemos. Para educar os estudantes é necessário também, educar os educadores.  

 

Boa Leitura! Esperamos que as reflexões trazidas nesta Edição frutifiquem no quotidiano do ensino e da escola.

Valdir Fernandes

Sumário

Artigos

Vicenç Font, Adriana Breda, María José Seckel
Elys Da Silva Mendes, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Italo Gabriel Neide
PDF
Vanessa Vian, Lauren Heineck de Souza, José Claudio Del Pino, Mirian Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira
PDF
Evelyn Jeniffer de lima Toledo, Luiz Henrique Ferreira
PDF
Guilherme Kunde Braunstein, Marcelo Leandro Eichler
PDF
Josilene Erlacher Werneck Machado Falk, Michele Pires Carvalho, Thamires Belo Jesus, Kelly Araújo Ferreira Krauzer, Carlos Roberto Campos
PDF
Sinara München, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Martha Bohrer Adaime
PDF
Samuel Francisco Huf, Dionísio Burak
PDF
Rafaela Rocha-Oliveira, Maíra Souza Machado, Maxwell Siqueira
PDF
Marlene Harger Zimmermann, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
PDF
Everton Bedin
PDF
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha
PDF
Gleyce Kelly, Dicleyson Rocha, Renato Germano
PDF
Letícia Laís Ducheiko, Josie Agatha Parrilha da Silva
PDF
Marcos Freitas, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso, Marcos Paulo Trindade da Veiga, Elizabete França
PDF
Paulo Vinícius Rebeque, Fernanda Ostermann, Sofia Viseu
PDF
Sergio de Mello Arruda, Marily Aparecida Benício, Marinez Meneghello Passos
PDF
Ykaro Richard Oliveira, Paulo Henrique da Silva, Maria do Socorro Meireles de Deus, Nilda Masciel Neiva Gonçalves, Maria Carolina de Abreu
PDF
Marco Aurélio Kalinke, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Lúcia Panossian, Edna Sakon Banin
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr