Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química

Evelyn Jeniffer de lima Toledo, Luiz Henrique Ferreira

Resumo


O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.


Palavras-chave


Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n2.2936

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