Reflexões sobre a trajetória percorrida por um projeto de educação ambiental em um colégio privado, Pitanga–PR: relato de experiência

Marcos Freitas, Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso, Marcos Paulo Trindade da Veiga, Elizabete França

Resumo


Este artigo teve como objetivo relatar a experiência de um projeto que abordou a temática ambiental em uma escola privada de Pitanga-PR, durante o ano de 2014, envolvendo todo o corpo docente. São descritas as discussões junto à equipe pedagógica e professores, além das atividades realizadas pelos mesmos. As ações promovidas pelos professores foram disponibilizadas em um site educacional, contribuindo com a sistematização, socialização e reflexão sobre as ações. Observou-se o envolvimento de professores de diferentes áreas e avaliou-se a efetividade dessa participação em torno da temática ambiental e o comprometimento demonstrado ao longo do processo. Verificou-se também que muitas ações ainda ocorreram pontualmente, eventualmente carecendo de criticidade. Considerando que a educação é um processo contínuo e que existe uma carência de conteúdo ambiental na formação dos professores, consideramos o envolvimento dos mesmos um grande avanço. Embora a pesquisa tenha durado um ano, as ações ainda continuam na escola, que podem evoluir no sentido de ampliar a criticidade dos envolvidos. 


Palavras-chave


Meio ambiente; Tecnologias de informação e comunicação; Educação socioambiental

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n2.4375

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr