Compreensões de licenciandos em química sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Sinara München, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Martha Bohrer Adaime

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar a compreensão de licenciandos em química acerca das interações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a 28 acadêmicos de uma universidade pública da região centro-oeste do país. Os resultados, vindos de uma adaptação do questionário VOSTS (Views of Science Technology and Society), foram analisados a partir de três categorias, denominadas Simplista, Plausível e Realista, que indicam desde visões ingênuas até compreensões mais adequadas das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os resultados encontrados apontam que, embora os licenciandos conhecessem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino, a partir do VOSTS encontrou-se uma diversidade de respostas, fragmentadas entre as três categorias, dentre as quais a categoria Plausível, que apresenta visões parcialmente adequadas das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, aparece de forma mais acentuada.


Palavras-chave


CTS; Ensino de Química.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n2.3671

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