Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS

Vanessa Vian, Lauren Heineck de Souza, José Claudio Del Pino, Mirian Ines Marchi, Eniz Conceição Oliveira

Resumo


O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos.


Palavras-chave


Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n2.2823

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