v. 15, n. 16 (2013)

DOI: 10.3895/rl.v15n16

Revista de Letras, Curitiba, v. 15, n. 16, jan./jun. 2013

EDITORIAL

A publicação do 16.º número da Revista de Letras da UTFPR-Curitiba, do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão – DACEX, propôs divulgar artigos que versam o Tema: Diálogos – Literatura e História em questão. Nesse número foram privilegiados os textos que consideraram aproximações no diálogo entre a Literatura e a História, com enfoque mais restrito no âmbito da ficção histórica (teoria e crítica), como aqueles centrados nos estudos em torno da historiografia literária, da formação do cânone, da história da recepção ou ainda os que abordem espaços fronteiriços à literatura e à história, como os escritos memorialísticos.

Com 20 artigos e uma resenha crítica cumpre o seu objetivo de disseminar o conhecimento científico na área de língua e literatura, com artigos de autores importantes de diversas instituições e regiões, do Brasil e do exterior.

O presente número consta com artigos de universidades, como Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal do Rio Grande – UFRG, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estadual Paulista – Unesp/Assis, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade do Porto-Portugal, e também de nossa instituição – Universidade Tecnológica Federal do Paraná-câmpus Curitiba – UTFPR-Curitiba.

Aproveito para agradecer os pareceristas ad hoc, da UTFPR e oriundos de diversas outras instituições do país, com sua colaboração irrestrita, avaliando os artigos. Estendo os agradecimentos aos colaboradores administrativos, que nos auxiliaram na correção da normatização e das questões gramaticais dos artigos e na publicação online da revista, e a todos que atenderam a nossa chamada para publicação, enviando os seus artigos.

Desejo que a leitura dos artigos contribua para reflexões acerca do diálogo entre História e Literatura, ampliando os horizontes e suscitando novas pesquisas!

Editora Chefe: Alice Atsuko Matsuda

Editora Executiva: Regina Helena Urias Cabreira

Sumário

Artigos Originais

Andressa Marzani e Naira de Almeida Nacimento
PDF
Angela Maria Rubel Fanini e Maurini de Souza
PDF
Berta Lúcia Tagliari Feba e Juliane Francischeti Martins Motoyama
PDF
Bruno Marques Duarte
PDF
Carlos Barbosa Júnior e Naira de Almeida Nascimento
PDF
Célia Cristina da Silva
PDF
Daniel Martineschen
PDF
Daniela Silva da Silva
PDF
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira e Thiago Alves Valente
PDF
Eunice de Morais
PDF
Greicy Pinto Bellin
PDF
Guilherme Magri da Rocha e Sérgio Augusto Zanoto
PDF
João Cristiano Fleck e Naira de Almeida Nascimento
PDF
Júlia Maria Fernanda Machado Fernandes e Juarez Poletto
PDF
Letícia Pereira de Andrade
PDF
Marcelo Fernando de Lima
PDF
Normeide da Silva Rios
PDF
Sirlene Cristófano
PDF
Paulo César Silva de Oliveira
PDF
Adriana Jesuíno Francisco e Vicentônio Regis do Nascimento Silva
PDF
Alice Atsuko Matsuda, Angela Maria Rubel Fanini, Wilton Fred Cardoso de Oliveira
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr