Ampliando as atividades resolução de problemas de mecânica em nível médio a partir da construção de simulações computacionais com o software Modellus

Marcelo Esteves de Andrade

Resumo


Neste artigo propomos uma abordagem que busca complementar e ampliar as atividades de resolução de problemas de física em nível médio através da construção, exploração e uso de simulações computacionais de situações físicas a partir de problemas extraídos de questões de exames vestibulares de diversas Instituições do País. As simulações foram construídas usando o software Modellus. Este programa é um software livre que permite a modelização e animação de situações físicas a partir da escrita das suas equações matemáticas. Mostramos então a construção de um conjunto de quatro simulações que abordam alguns conteúdos da área de mecânica em nível médio. Juntamente com as simulações são propostas questões para ajudar na análise e exploração das situações descritas nos problemas e nas simulações. Descrevemos também uma breve intervenção didática em uma turma da 1ª série do ensino médio usando uma das simulações descritas a partir da abordagem didática conhecida como Demonstração Investigativa.


Palavras-chave


Ensino; Física; Simulações Computacionais; Resolução de Problemas

Texto completo:

Pdf


DOI: 10.3895/etr.v3n2.8448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr