Tendências dos trabalhos apresentados no ENPEC e ESERA, entre os anos de 2005 e 2010

Carlos Eduardo Gonçalves

Resumo


Definir o tema de uma dissertação ou tese é o primeiro desafio para o pós-graduando. Mas por onde começar? Uma opção bastante pertinente são os trabalhos que tem como foco as pesquisas do tipo “estado da arte”. Esses trabalhos buscam mapear as principais tendências na pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, baseando-se em teses, dissertações, revistas e anais de congressos. Logo, o presente artigo tem por objetivo apresentar as principais tendências em dois eventos significativos para a área de Educação em Ciências, o ENPEC e ESERA, entre os anos de 2005 e 2010. Para a análise foram consideradas as pesquisas relacionadas ao Ensino de Biologia, desenvolvidas no ensino médio e superior, assim como, no ensino fundamental. Para a classificação e análise dos trabalhos foram utilizadas as treze áreas temáticas estabelecidas pela organização do VI ENPEC. Os trabalhos foram classificados nessas categorias com base em seus títulos, resumos e palavras-chave.


Palavras-chave


Ensino - Ciências; Ensino - Biologia; Educação Ambiental

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DOI: 10.3895/etr.v4n1.7514

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