O uso da plataforma digital PhET para o ensino de área e perímetro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as estratégias de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental enquanto resolvem problemas de área e perímetro, utilizando a simulação Construtor de Área da plataforma PhET. O referencial teórico da pesquisa foi a teoria de Van Hiele. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada através de observações registradas em diário de campo e fotos da tela dos computadores enquanto os estudantes utilizavam a simulação. Participaram da pesquisa 8 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Pelotas/RS. Corroboramos com o que já foi constatado pela literatura especializada sobre o uso da plataforma PhET no ensino de conceitos geométricos nos Anos Iniciais, no sentido de que também obtivemos resultados positivos em relação à aprendizagem. Em termos de estratégias utilizadas pelos estudantes para formar uma figura com área previamente determinada, observamos duas estratégias: 1) formação da área solicitada adicionando um quadrado de cada vez; 2) formação da área solicitada adicionando blocos com 4 quadrados de cada vez (utilizada por estudantes que consolidaram o cálculo mental da operação de adição, e por isso, são capazes de contar de 4 em 4 enquanto inserem os quadrados na figura). Em termos de estratégias utilizadas pelos estudantes para formar uma figura com área e perímetro determinados previamente, observamos três estratégias (duas ineficazes para o perímetro): 1) associação do perímetro ao número de vértices (estratégia ineficaz); 2) equivalência entre os conceitos de perímetro e área (estratégia ineficaz); 3) entendimento de que área e perímetro podem ser diferentes para a mesma figura e que o perímetro é medido pelo contorno da figura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v9n2.19508
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.