Analisando esquemas de pesquisas de IC produzidos por estudantes de educação básica

Jesus Cardoso Brabo, Aerton Francisco de Lima

Resumo


Relata o passo a passo e os resultados de uma intervenção didática que visou estimular a elaboração de esquemas de pesquisas de iniciação científica infantojuvenil (ICIJ) em escolas de educação básica, avaliando o impacto instrucional do uso de recomendações propostas em um guia didático com exemplos e sugestões para professores a respeito da elaboração e implementação desses esquemas. Os resultados da análise de conteúdo de respostas a  questionários, esquemas de pesquisa e diálogos de alunos de duas turmas de estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Redenção/PA, mostraram algumas evidências que corroboram a hipótese de que uso de certos exemplos inspiradores de pesquisas de ICIJ e esquemas heurísticos de estruturação de projetos de pesquisa – adequadamente apresentados por professores em sala de aula – podem ajudar estudantes a criar seus próprios esquemas de projetos de ICIJ, cientificamente apropriados, suficientemente pertinentes e efetivamente exequíveis no contexto escolar.

Palavras-chave


feiras de ciências; construtivismo; produto educacional

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.19406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr