Analisando esquemas de pesquisas de IC produzidos por estudantes de educação básica
Resumo
Relata o passo a passo e os resultados de uma intervenção didática que visou estimular a elaboração de esquemas de pesquisas de iniciação científica infantojuvenil (ICIJ) em escolas de educação básica, avaliando o impacto instrucional do uso de recomendações propostas em um guia didático com exemplos e sugestões para professores a respeito da elaboração e implementação desses esquemas. Os resultados da análise de conteúdo de respostas a questionários, esquemas de pesquisa e diálogos de alunos de duas turmas de estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Redenção/PA, mostraram algumas evidências que corroboram a hipótese de que uso de certos exemplos inspiradores de pesquisas de ICIJ e esquemas heurísticos de estruturação de projetos de pesquisa – adequadamente apresentados por professores em sala de aula – podem ajudar estudantes a criar seus próprios esquemas de projetos de ICIJ, cientificamente apropriados, suficientemente pertinentes e efetivamente exequíveis no contexto escolar.
Palavras-chave
feiras de ciências; construtivismo; produto educacional
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19406
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.