Quintais arborizados como sensibilizadores sobre equilíbrio climático: um olhar com ênfase na educação socioambiental
Resumo
Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada “Ensino e aprendizagem em educação socioambiental a partir da compostagem de resíduos orgânicos” do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. O estudo teve como objetivo, compreender a relação entre os quintais arborizados e as práticas educativas socioambientais para o equilíbrio climático do meio ambiente. O público-alvo foi uma turma do ensino fundamental anos iniciais do município de Moju-Pará. Como proposta teórico-metodologia foi utilizada a pesquisa-ação que se substancia em uma abordagem de cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida no período de maio a agosto de 2023, em cinco aulas, cada uma com 4 horas de tempo. Como resultados, os alunos produziram o terrário e puderam verificar a formação de gotículas de água a partir da evapotranspiração das folhas, contribuindo para o entendimento do fenômeno científico. Dessa forma, considera-se os quintais arborizados como um dos principais espaços que contribuem de forma eficaz para o equilíbrio climático, portanto devem ser preservados, conservados e ensinados nas escolas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.19377
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.