A temática Currículo nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Débora Dutra Pinheiro Câmara, Wellington Pereira de Queiros

Resumo


Esta pesquisa de estado do conhecimento, via técnica de análise documental, objetiva elucidar o que discutem os pesquisadores e educadores da Educação em Ciências sobre a Temática Currículo, nos trabalhos apresentados em cinco edições do ENPEC. Nosso objetivo é identificar os teóricos utilizados na conceituação de currículo nestes trabalhos e, de modo específico, elucidar quais os níveis de ensino, componentes curriculares, temas abordados, referenciais teóricos e metodológicos, universidade de origem dos pesquisadores e a abrangência geográfica das pesquisas. O baixo número de trabalhos encontrados indica uma carência de estudos nessa área e a ausência de referenciais teórico-metodológicos sugere a fragilidade epistemológica dos trabalhos. Os dados indicam ainda pesquisas centradas no Ensino Médio, sendo escassas as que abrangem a Educação Infantil e a Educação Especial. Há uma concentração das pesquisas em teóricos da teoria curricular crítica e poucos estudos a partir de uma perspectiva pós-crítica, e ausência de estudos com abordagem decolonial e a Educação Comparada.


Palavras-chave


Currículo; Ensino de Ciências; Teorias de Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n1.18944

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr