A temática Currículo nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
Resumo
Esta pesquisa de estado do conhecimento, via técnica de análise documental, objetiva elucidar o que discutem os pesquisadores e educadores da Educação em Ciências sobre a Temática Currículo, nos trabalhos apresentados em cinco edições do ENPEC. Nosso objetivo é identificar os teóricos utilizados na conceituação de currículo nestes trabalhos e, de modo específico, elucidar quais os níveis de ensino, componentes curriculares, temas abordados, referenciais teóricos e metodológicos, universidade de origem dos pesquisadores e a abrangência geográfica das pesquisas. O baixo número de trabalhos encontrados indica uma carência de estudos nessa área e a ausência de referenciais teórico-metodológicos sugere a fragilidade epistemológica dos trabalhos. Os dados indicam ainda pesquisas centradas no Ensino Médio, sendo escassas as que abrangem a Educação Infantil e a Educação Especial. Há uma concentração das pesquisas em teóricos da teoria curricular crítica e poucos estudos a partir de uma perspectiva pós-crítica, e ausência de estudos com abordagem decolonial e a Educação Comparada.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n1.18944
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