O sequenciamento e o ritmo em um ambiente de modelagem matemática

Ana Virginia de Almeida Luna, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


Neste artigo, temos como propósito analisar as práticas pedagógicas no ambiente de modelagem matemática quanto ao sequenciamento e ao ritmo. Para tanto, a trajetória metodológica adota uma abordagem qualitativa por meio da observação. O grupo investigado foi composto por três professoras da Educação Básica, as quais desenvolveram uma experiência com o ambiente de modelagem matemática em suas salas de aula. Os resultados sugerem que, diferentes sequenciamentos e ritmos, nas três práticas pedagógicas, traduziram-se em variações na classificação e no enquadramento dos sujeitos [professora e estudantes] e do conteúdo (tema escolhido para investigação), provocando, assim, mudanças na demarcação de fronteiras relativas ao posicionamento de cada sujeito e no reconhecimento e realização do texto legítimo, pelas três professoras e seus respectivos alunos. A análise dessas variações fornece aos pesquisadores, envolvidos em estudos no âmbito da formação de professores e da modelagem, uma aproximação com diferentes formas de desenvolvimento de um ambiente dessa natureza, o que pode contribuir para mudanças na práticas pedagógica e para futuros estudos com um número maior de salas de aula a serem observadas.

Palavras-chave


Educação Matemática;Modelagem Matemática;Prática

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DOI: 10.3895/etr.v8n2.18454

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