O sequenciamento e o ritmo em um ambiente de modelagem matemática
Resumo
Neste artigo, temos como propósito analisar as práticas pedagógicas no ambiente de modelagem matemática quanto ao sequenciamento e ao ritmo. Para tanto, a trajetória metodológica adota uma abordagem qualitativa por meio da observação. O grupo investigado foi composto por três professoras da Educação Básica, as quais desenvolveram uma experiência com o ambiente de modelagem matemática em suas salas de aula. Os resultados sugerem que, diferentes sequenciamentos e ritmos, nas três práticas pedagógicas, traduziram-se em variações na classificação e no enquadramento dos sujeitos [professora e estudantes] e do conteúdo (tema escolhido para investigação), provocando, assim, mudanças na demarcação de fronteiras relativas ao posicionamento de cada sujeito e no reconhecimento e realização do texto legítimo, pelas três professoras e seus respectivos alunos. A análise dessas variações fornece aos pesquisadores, envolvidos em estudos no âmbito da formação de professores e da modelagem, uma aproximação com diferentes formas de desenvolvimento de um ambiente dessa natureza, o que pode contribuir para mudanças na práticas pedagógica e para futuros estudos com um número maior de salas de aula a serem observadas.
Palavras-chave
Educação Matemática;Modelagem Matemática;Prática
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18454
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