O uso da experimentação com tecnologias nas diferentes fases da Modelagem como potencial para a aprendizagem em Matemática no Ensino Médio
Resumo
A pesquisa vinculada ao Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e à Ação de Extensão "Oficinas de Matemática- VEM PARA UFMS" é um recorte da dissertação do primeiro autor deste estudo, em que se objetivou analisar como a Experimentação pode potencializar as contribuições do uso das Tecnologias Digitais na construção dos conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio de acordo com as fases da Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática, concebida por Almeida, Silva e Vertuan (2021), é o principal enfoque teórico, complementado pela Experimentação com Tecnologia de Borba e Penteado (2010); Borba, Silva e Gadanidis (2023). O estudo foi conduzido em uma escola pública estadual em Campo Grande - MS, com alunos do 3.º ano do Ensino Médio. Os encaminhamentos metodológicos foram compostos por observações em sala de aula, entrevistas individuais e em grupo, participação em atividades online e análise de materiais produzidos pelos alunos. As análises foram qualitativas interpretativas, conforme Marcone e Lakatos (2003). Os resultados mostram que, após a Experimentação com Tecnologias, os alunos se tornaram protagonistas na construção de conhecimentos matemáticos e extramatemáticos, com mediação do pesquisador/professor. Eles realizaram experimentos com diversas Tecnologias Digitais, compararam resultados manuais e digitais, trabalharam colaborativamente em grupo, levantaram hipóteses, testaram dados em tempo real, criaram conjecturas e validaram modelos matemáticos obtidos na Modelagem Matemática.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/etr.v8n2.18444
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