Um simulador virtual para o estudo do efeito da resistência atmosférica na queda dos corpos no ensino médio

Antônio Augusto Soares, José Antonio de Almeida Silva

Resumo


Para se alinhar com o dia a dia da sociedade moderna, o ensino de física tem demando o desenvolvimento de objetos de ensino de cunho tecnológico para aplicações no contexto da sala de aula. Ferramentas dessa natureza, além de propiciar um ensino mais contextualizado, podem contribuir para que diferentes temas sejam abordados de uma forma mais realista, complementando situações usualmente tratadas de forma idealizadas. Nesse trabalho apresentamos e discutimos um simulador desenvolvido em C# para o estudo da cinemática da queda dos corpos. A utilização do simulador permite abordagens onde a resistência atmosférica, recorrentemente desprezada nos livros textos, pode ser considerada, dando aos estudantes a oportunidade de compreender como isso afeta o movimento dos corpos. O simulador é de fácil utilização e permite explorar através de animação, tabelas e gráficos o movimento de queda de um corpo próximo à superfície dos planetas rochosos e da Lua, onde são simuladas as condições atmosféricas e gravitacionais.


Palavras-chave


Cinemática; Simulador virtual; Aceleração da gravidade; Resistência Atmosférica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v8n3.17794

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr