Um simulador virtual para o estudo do efeito da resistência atmosférica na queda dos corpos no ensino médio
Resumo
Para se alinhar com o dia a dia da sociedade moderna, o ensino de física tem demando o desenvolvimento de objetos de ensino de cunho tecnológico para aplicações no contexto da sala de aula. Ferramentas dessa natureza, além de propiciar um ensino mais contextualizado, podem contribuir para que diferentes temas sejam abordados de uma forma mais realista, complementando situações usualmente tratadas de forma idealizadas. Nesse trabalho apresentamos e discutimos um simulador desenvolvido em C# para o estudo da cinemática da queda dos corpos. A utilização do simulador permite abordagens onde a resistência atmosférica, recorrentemente desprezada nos livros textos, pode ser considerada, dando aos estudantes a oportunidade de compreender como isso afeta o movimento dos corpos. O simulador é de fácil utilização e permite explorar através de animação, tabelas e gráficos o movimento de queda de um corpo próximo à superfície dos planetas rochosos e da Lua, onde são simuladas as condições atmosféricas e gravitacionais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v8n3.17794
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.