Crianças, professores e suas relações com a educação CTS: O brincar e a linguagem da ciência na Educação Infantil
Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma experiência de atividades com enfoque CTS realizadas com crianças de 5 anos de um CMEI na cidade de Curitiba, decorrente de uma Formação Continuada, de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco principal são os processos de formação de professores na perspectiva da educação CTS. Aqui objetivamos tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica, bem como, os encontros entre as linguagens do brincar e da ciência no cotidiano. A pesquisa é de cunho qualitativa-documental, os dados foram construídos, organizados e interpretados por meio de orientação de Análise de Conteúdo, proposta por BARDIN (2010). Analisando recortes das falas transcritas das crianças e dos professores, buscando as evidências da construção do pensamento infantil em relação à ciência no seu cotidiano, na educação CTS. Para captação de dados e discussão de resultados, abordamos: a) processos de formação com foco na educação CTS; b) Práticas vivenciadas na unidade de Educação Infantil. Os resultados apontam a potência de mobilizar a reflexão acerca da ciência, da tecnologia e sociedade, em relação com os modos de aprender das crianças e a aproximação entre a educação CTS e a Educação Infantil, ao implicarem na formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n2.16868
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.