Realidade virtual e a paisagem: experiência de uma prática pedagógica no ensino de Geografia

Marcio Silveira Nascimento, Jean Dalmo de Oliveira Marques

Resumo


O mundo digital atualmente está cheio de aparatos tecnológicos, repleto de distrações. Encontrar novas maneiras de tornar o aprendizado significativo, aumentar o envolvimento dos alunos e melhorar a retenção de conhecimento tornou-se uma tarefa difícil. A questão é, como podemos usar essas tecnologias modernas, como uma ferramenta construtiva na educação escolar, para tornar o aprendizado melhor. Assim, este trabalho examina o aprendizado apoiado por novas práticas auxiliadas pela tecnologia, avaliando o uso da realidade virtual no ensino de Geografia, pressupostos de como ela pode remodelar a sala de aula e gerar mudanças nas abordagens de ensino na compreensão da paisagem. A pesquisa possui caráter qualitativo. Os resultados indicam que oportunizar situações de ensino numa abordagem tecnológica, contribui para a interação professor e aluno, envolve a colaboração e compartilhamento de informações, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, estimulando o protagonismo estudantil, facilitando o processo de abstração, resolução de problemas, pensamento geográfico e raciocínio espacial.


Palavras-chave


Tecnologia imersiva; Aprendizagem inovadora; Metodologia dinâmica.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr