Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia

Rogerio José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt, Paulo Henrique Vieira de Macedo

Resumo


O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores   estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida.


Palavras-chave


Ensino; Pós-Graduação; Tecnologias Digitais

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16856

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