Aceitabilidade de pibidianos de Ciências Biológicas acerca do software BioMais (versão 2.0) como instrumento educativo

Caroline Oenning Oliveira, André Luís Oliveira

Resumo


O ensino e a aprendizagem das Ciências têm se mostrado significativos e efetivos por meio de práticas educativas que privilegiem o aluno como um ser ativo e construtor de seus conhecimentos, sobretudo aliados a estratégias que tornam a aprendizagem lúdica, prazerosa e imersiva, tais como a gamificação. O software BioMais (versão 2.0), elaborado e investigado no contexto de tese de doutorado da autora, consiste em uma proposta que vai ao encontro de tais aspectos. Sob este enfoque, torna-se importante e necessária a investigação da temática no contexto de ensino, aprendizagem e formação de professores. O objetivo deste estudo visou analisar a aceitabilidade do software BioMais (versão 2.0) por graduandos pibidianos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Estado do Paraná. A constituição dos dados se efetivou por meio de questionário online com questões de múltipla escolha, analisados sob os métodos da Análise de Conteúdo. As categorias estiveram relacionadas com as temáticas e as unidades de registro com as atribuições de significado e juízo de valor em escala Likert para as temáticas, ambas definidas a priori. Como resultado, obtivemos onze categorias de análise, dentre as quais a média resultou em cerca de 95% de aceitabilidade satisfatória para o software e 5% de aceitabilidade regular, com ausência de aceitabilidade negativa. Dessa forma, concluímos que o BioMais (versão 2.0) pode constituir-se de um instrumento facilitador e catalisador do processo de ensino e aprendizagem de anatomia e fisiologia humana, se empregado de forma adequada e considerando as especificidades da Educação.


Palavras-chave


Ensino de Ciências e Biologia; Software Educativo; Tecnologias.

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16836

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