O que faz um matemático: Uma análise das percepções entre estudantes que participam de programas de incentivo à Matemática

Gabriel da Silva Lima, Ana Lucia Pereira

Resumo


A matemática, seu ensino e aprendizagem são essenciais no mundo moderno, no entanto, o que se observa é que cada vez menos jovens se interessam pelas profissões de matemático e professor de matemática. Dessa forma, desenvolvemos uma investigação a fim de desvelar a percepção de estudantes do ensino básico sobre o trabalho do matemático, e identificar se eles conhecem algum matemático. A pesquisa é de natureza qualitativa, os dados foram extraídos de duas perguntas, propostas em um questionário aplicado para 230 estudantes do ensino básico, de escolas públicas e privadas, durante um encontro dos Programas de Incentivo à Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Por meio da técnica de Análise de Conteúdo, identificamos seis categorias, que nos permitiram evidenciar que a maioria dos estudantes não possui uma referência de profissional matemático, e que não conhecem a realidade desses profissionais, ou associaram seu trabalho ao exercício da docência.


Palavras-chave


Educação Matemática; Profissão; Percepção de estudantes

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16822

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr