Atividade didática investigativa: cobertura vacinal contra a Covid-19

Jéssica da Graça dos Santos, Luiz Clement

Resumo


Buscando ações didático-pedagógicas que possam fomentar a importância do protagonismo do estudante na construção da sua aprendizagem nas aulas de Biologia, esse artigo apresenta uma atividade que buscou oportunizar aos estudantes ações para a construção do seu conhecimento. Cientes disso, objetivou-se caracterizar momentos do ciclo investigativo de uma atividade didática investigativa, partindo do referencial teórico García e García (2000), com o tema envolvendo a pandemia causada pela Covid-19. A proposta tem como eixo principal três momentos didático-pedagógicos para a conclusão do aprendizado, quais sejam: a apresentação de uma situação problema, a interação do conhecimento prévio com novas informações advindas de diferentes fontes para a resolução de tal situação-problema e a conclusão para comunicação dos resultados obtidos. A pesquisa é de caráter qualitativo e pretende caracterizar os momentos do ciclo investigativo desenvolvidos durante a atividade, apoiados ao referencial teórico e apontando a participação ativa dos estudantes mediante essa estratégia de ensino. Desta maneira, concluiu-se a efetividade das ações elaboradas pelos estudantes como forma de resolver a situação-problema estabelecida, por meio do resultado de discussões e demais estratégias realizadas durante o percurso da atividade que favoreceram a canalização do conhecimento individual e coletivo.


Palavras-chave


Ensino por investigação; Atividade didática investigativa; Covid-19.

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16819

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