Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: o uso de indicadores de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís/MA

Vera Lucia Gonçalves Pires, Domício Magalhães Maciel

Resumo


Este artigo constitui uma síntese de um estudo em desenvolvimento no Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, que objetiva analisar a relação entre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o uso pedagógico das evidências fornecidas pelas avaliações externas de desempenho estudantil em uma escola da rede pública municipal de São Luís do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, na modalidade de Estudo de Caso, analisada sob a perspectiva da Análise de Conteúdo, envolvendo gestor escolar, coordenadores pedagógicos e professores dos anos iniciais. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre a formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento da reflexão a respeito da Avaliação de Desempenho na perspectiva formativa e o uso pedagógico do diagnóstico como subsídio para a tomada de decisão com base em evidências, visando ao fortalecimento da gestão da Aprendizagem e ao consequente avanço na garantia do direito dos estudantes de aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Formação continuada; Ensino-Aprendizagem de Matemática; Avaliação de desempenho; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16759

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr