As histórias tradicionais do arco e flecha como símbolos da luta na educação escolar do povo Haliti Paresí

Elias Antunes dos Santos, Leandro Nenezokae, Hellen Cristina de Souza, Sergio Camargo

Resumo


O Texto discute elementos da formação continuada de professores da educação básica nas escolas indígenas do povo Haliti Paresí. Os Haliti Paresí são um povo Aruak que vive no planalto divisor das águas das bacias Platina e Amazônica, na região oeste de Mato Grosso. Os dados analisados fazem parte de registros sobre a formação continuada na área de Ciências da Natureza e Matemática, referindo-se principalmente às escolas localizadas na Terra Indígena Pareci, no município de Tangará da Serra – MT. O estudo usa como referência um conjunto de atividades de formação continuada desenvolvidas no contexto do projeto Terra como Princípio Educativo. Tem o objetivo de contribuir com as discussões acerca do atual modelo de produção de conhecimento, historicamente marcado pela invisibilidade e negação dos saberes tradicionais, e seus desdobramentos nos sistemas de educação escolar entre os povos indígenas. Uma perspectiva de trabalho de formação como o das oficinas de arco e flecha pode revelar os modos e as estratégias que os professores Haliti Paresí estão desenvolvendo no contexto das atuais políticas para afirmar o seu protagonismo e contribuir com as discussões acerca do fortalecimento e a valorização dos saberes tradicionais no contexto das escolas das aldeias e da formação continuada de professores indígenas.

Palavras-chave


Formação de professores; Educação em ciências; Educação indígena

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16746

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