Um estudo sobre a importância da alfabetização científica na Educação Infantil

Maria Luiza Munhoz, Marcia Regina Royer, Junior Neto Santana

Resumo


A Educação Infantil (EI) é a primeira etapa da Educação Básica, sendo essencial para a formação integral da criança. Nesta perspectiva, o objetivo dessa pesquisa é o de analisar a importância da Alfabetização Científica (AC) na EI, buscando compreender que ações educativas realizadas na primeira infância serão fundamentais para a compreensão dos conteúdos de outros níveis de ensino, uma vez que os documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular, discorrem que, ao longo de toda a Educação Básica, os alunos devem desenvolver competências e habilidades na área de Ciências Naturais. Logo, apresentamos uma proposta de como trabalhar o Ensino de Ciências (EC) com as crianças. Assim, para atender o objeto de investigação, metodologicamente, a pesquisa de cunho bibliográfico e documental, está respaldada na Escola Nova. Partindo desse pressuposto teórico-metodológico, concluímos que as intervenções ocorridas na EI são substanciais para que ao longo da vida, a criança consiga entender os fenômenos presentes no seu cotidiano.

Palavras-chave


Ensino; Ciências; Ações educativas.

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16726

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