A Aprendizagem significativa e o ensino de Física: o estudo de caso sobre a propagação de calor
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática (SD), elaborada de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Abordamos a propagação de calor, com ênfase na convecção térmica, para alunos do 2º ano do Ensino Médio de dois colégios estaduais da rede pública, do município de Maringá-PR. Para o desenvolvimento da SD, utilizamos 5 aulas, inicialmente, investigamos o conhecimento prévio dos alunos por meio de um questionário. Nas aulas seguintes desenvolvemos os conceitos partindo de uma atividade experimental. Na última aula, reaplicamos o questionário para investigar indícios de aprendizagens. Observamos que houve engajamento dos alunos, se mostraram curiosos e conseguiram responder de forma mais consistente o questionário. Assim, acreditamos que a atividade desenvolvida pode contribuir para a aprendizagem significativa.
Palavras-chave
Propagação de calor; Aprendizagem significativa; Conhecimento prévio.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/etr.v7n1.16711
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.