A Aprendizagem significativa e o ensino de Física: o estudo de caso sobre a propagação de calor

Tamiris Lopes Anversi Astrath, Rafaela Garbin da Silva, Hercília Alves Pereira de Carvalho, Shalimar Calegari Zanatta

Resumo


Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática (SD), elaborada de acordo com a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Abordamos a propagação de calor, com ênfase na convecção térmica, para alunos do 2º ano do Ensino Médio de dois colégios estaduais da rede pública, do município de Maringá-PR. Para o desenvolvimento da SD, utilizamos 5 aulas, inicialmente, investigamos o conhecimento prévio dos alunos por meio de um questionário. Nas aulas seguintes desenvolvemos os conceitos partindo de uma atividade experimental. Na última aula, reaplicamos o questionário para investigar indícios de aprendizagens. Observamos que houve engajamento dos alunos, se mostraram curiosos e conseguiram responder de forma mais consistente o questionário. Assim, acreditamos que a atividade desenvolvida pode contribuir para a aprendizagem significativa.

Palavras-chave


Propagação de calor; Aprendizagem significativa; Conhecimento prévio.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n1.16711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr