Uma análise de rede para as pesquisas do tipo mapeamento em Ensino de Física

Daniel Trugillo Martins Fontes, André Machado Rodrigues

Resumo


A pesquisa em Educação em Ciências é uma atividade relativamente recente se comparada a outras áreas do conhecimento. Contudo, há um movimento constante e  dezenas de trabalhos que se propuseram a mapear, articular e sistematizar os resultados das pesquisas em perspectivas integrativas ao longo dos anos. Diante desse contexto, o presente artigo analisou as características da rede de pesquisadores que se dedicaram a traçar panoramas na área do Ensino de Física entre 2000 e 2020. Esta é uma pesquisa empírica na qual analisa dados das autorias de 31 artigos do tipo mapeamento publicado em periódicos ibero-americanos. A análise revelou que a pesquisa do tipo mapeamento acompanha tendências mais gerais da pesquisa acadêmica em aspectos bibliométricos, como o número de autores por artigo e a proporção de artigos coautorados. Constatou-se que o coletivo de pesquisadores analisados não forma uma comunidade, pois trabalham em pequenos grupos isolados dos outros atores da rede. Não há colaboração internacional entre instituições de ensino superior. Além disso, também foi observada a presença de alunos em todas as coautorias de artigos nacionais. Por fim, a discussão realizada indica múltiplos caminhos para pesquisas futuras.

Palavras-chave


Educação em Ciências; Colaboração científica; Coautoria; Redes sociais

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16709

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