Pedagogia translíngue no ensino de ciências com estudantes surdos

Nelson Dias, Alexandra Ayach Anache, Ruberval Franco Maciel

Resumo


Compreende-se que pedagogia translíngue seja uma forma de transgredir ações pedagógicas para uma pedagógica da prática, uma forma de promover uma educação equitativa na valorização do sujeito, tornando-se protagonista das ações pedagógicas, movimentando seus saberes prévios na aquisição de outros conhecimentos e utilizando para isso seu repertório linguístico. O objetivo do texto é refletir sobre as contribuições da translinguagem no ensino de ciências com estudantes surdos na educação básica na construção de uma pedagogia que valorize seu repertório linguístico. A pesquisa é do tipo colaborativa e foi desenvolvida na escola de ensino regular nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Participaram dois professores de ciências, dois estudantes surdos e um intérprete de Libras. Foram organizadas reuniões com os professores de ciências afim de elaborar planejamento das aulas na perspectiva da translinguagem. Quinze aulas foram planejadas, para esse artigo duas aulas são apresentadas e discutidas sobre o envolvimento da translinguagem na metodologia docente. Os resultados demonstram que os estudantes surdos, por meio da translinguagem, ampliam seu repertório linguístico, participam de forma mais efetiva e se tornam protagonistas na construção do conhecimento.


Palavras-chave


Translinguagem; Educação Inclusiva; Formação de professores

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DOI: 10.3895/etr.v7n1.16705

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