A Astrobiologia e a pesquisa em Ensino de Ciências: quantificando as produções brasileiras

Claudiane Chefer, André Luis de Oliveira

Resumo


A partir de uma pesquisa quantitativa pautada na análise bibliométrica para a composição teórica de uma Tese de Doutorado, buscou-se analisar os dados bibliográficos das produções sobre educação em astrobiologia na área de concentração em Ensino de Ciências no Brasil. Os indicadores de distribuição utilizados foram: tipo de produção, tipo de produção por ano, formação inicial dos/as autores/as, distribuição dos pesquisadores por região e modalidades de ensino. A quantidade e distribuição das produções foram aferidas mediante a frequência absoluta e a frequência relativa percentual. Mapeou-se via internet nas plataformas e bancos digitais de dados acadêmicos, 78 publicações em um intervalo de 15 anos. Pela análise foi possível inferir, que os trabalhos acadêmicos sobre astrobiologia no campo da pesquisa em Ensino de Ciências têm sido produzidos em sua maioria por Biólogos e Físicos. Esses pesquisadores estão concentrados na região Sudeste e Sul do Brasil, contudo encontramos em todas as regiões brasileiras pelo menos um profissional que desenvolveu algum tipo trabalho acadêmico na área. A maioria dos pesquisadores direcionaram seus estudos para práticas pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio, Ensino Fundamental anos finais e formação de professores. Frente aos resultados, concebe-se que esses trabalhos acadêmicos são pontuais em relação à amplitude do desenvolvimento científico da pesquisa astrobiológica e do campo de investigação em Ensino de Ciências no Brasil. Apesar disso, esse tipo de pesquisa vem aumentando sua produção significativamente nos últimos dois anos e esses trabalhos constituem-se como estudos importantes para incentivar e oferecer embasamento inicial para futuras pesquisas relacionadas ao tema.


Palavras-chave


Vida no Universo; Análise bibliométrica; Trabalhos acadêmicos

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DOI: 10.3895/etr.v7n2.16701

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