A BNCC e o novo ensino médio: a educação sob a ótica do neoliberalismo

Maria Luiza Munhoz, Paulo Jorge Medeiros, Junior Neto Santana, Adão Aparecido Molina, Conceição Solange Bution Perin

Resumo


Este texto tem por objetivo analisar a relação existente entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio, considerando, por via das políticas educacionais, que a educação vem sendo pensada e organizada sob a ótica neoliberal. Para isso, o estudo consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, com fontes bibliográficas, fundamentando-se no materialismo histórico dialético, sendo pautado em pesquisadores que discutem o tema, tais como: Duarte (2000), Rocha (2016), Costa e Molina (2020), dentre outros. A sua realização parte da inquietação incessante de compreender o quanto o lema “preparar para o mercado de trabalho” passou a ser norteador da educação nacional nas últimas décadas, secundarizando, assim, a real função da escola em promover o desenvolvimento pleno e emancipatório dos educandos. A BNCC e o novo Ensino Médio são evidências claras disso, acentuando a educação em um estado de subordinação aos ideais neoliberais. 


Palavras-chave


Políticas educacionais; BNCC; Ensino Médio.

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DOI: 10.3895/etr.v6n2.16428

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