O uso das TICs na mediação pedagógica do professor em turma de alfabetização de integração inversa em escola pública do DF

Ana Claudia Rodrigues Nunes, Amaralina Miranda de Souza

Resumo


Este artigo apresenta o recorte de um estudo de Mestrado em Educação que objetivou investigar o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como apoio à mediação pedagógica do professor, para favorecer o processo ensino-aprendizagem em sala de aula para todos os estudantes em turma de alfabetização de Integração Inversa. As turmas de Integração Inversa são constituídas por estudantes de classe comum e estudantes com necessidades educacionais especiais. Assim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, em uma escola da Rede Pública de Ensino do DF, numa turma de Integração Inversa do 1º ano do ensino fundamental que integra o Bloco Inicial de Alfabetização. A turma foi eleita a partir de um mapeamento e identificação de acordo com critérios para o perfil dos sujeitos e contextos que atendessem aos objetivos da pesquisa. Os instrumentos e estratégias utilizados para a coleta de dados foram: análise documental, observação direta, diário de bordo, questionário, entrevista semiestruturada e roda de conversa. A análise e discussão dos resultados deu-se com base na análise de conteúdo de Bardin (2015) e na adaptação de Franco (2018). Com os resultados, verificou-se que o uso das TIC utilizadas como apoio na mediação pedagógica do professor com intencionalidade pedagógica, motivou mais os estudantes a participarem das aulas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico, atrativo e inclusivo, potencializando, assim, as aprendizagens para todos os estudantes com ou sem deficiências na turma.


Palavras-chave


TIC; Recursos tecnológicos; Mediação pedagógica; Alfabetização; Educação Inclusiva.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v7n2.16312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr