Contribuições da WebQuest para o ensino de empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes em tempos de pandemia e pós-pandemia

Marcia Caroline Pereira Gonçalves, Jair de Oliveira

Resumo


A pandemia causada pelo vírus Covid-19 impactou na educação profissionalizante que precisou se adequar ao modelo de ensino remoto. Uma opção de recurso didático para contribuir com essa modalidade de ensino, a WebQuest, é pouco aplicada pelos professores do ensino técnico. Por isso, buscando amenizar essa lacuna, definiu-se o seguinte problema de pesquisa: de que forma o uso da WebQuest contribui para o ensino sobre empreendedorismo? E como objetivo: apresentar a produção de um Produto técnico educacional para o uso da WebQuest como um recurso didático que incentiva o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes. Este estudo é caracterizado como exploratório, com abordagem qualitativa e a aplicação do produto foi realizada no primeiro semestre de 2019. Os resultados da aplicação apontaram que a WebQuest é um recurso didático tecnológico a qual contribui para o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes em tempos de pandemia, pois pode ser utilizado pelos professores no ensino híbrido e remoto, além de estimular o aprendizado dos alunos e permitir que o professor realize a estruturação das atividades de forma planejada, criativa, de acordo com os conteúdos e as necessidades dos alunos.


Palavras-chave


WebQuest; Educação Profissionalizante; Empreendedorismo; Pandemia; Ensino Remoto

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/etr.v5n2.14668

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr