Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ensino e Tecnologia em Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 Orientações Gerais:

1.1 SUBMISSÃO:

Para submeter um manuscrito a Ensino e Tecnologia em Revista é necessário fazer o cadastro no sistema da revista em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/login>, como Leitor e Autor, criando login e senha de acesso.

No ato de submissão, solicitam-se: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e ORCID.

Quando o manuscrito tiver 4 ou mais autores, ao final do texto, é necessário indicar a contribuição de cada um para a sua elaboração.

Deverão ser enviados dois arquivos do manuscrito: um em versão PDF e outro em formato .doc ou .docx. Como Ensino e Tecnologia em Revista adota o sistema duplo cego de avaliação, é necessário que não haja identificação de autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé, nem nas propriedades do arquivo em PDF.

O autor deve acessar o sistema, clicar no link Nova submissão e preencher as informações necessárias nos cinco passos, a saber:

Passo 1. Iniciar submissão. Preenchimento obrigatório dos campos: Seção; Idioma da submissão; Condições para submissão; Declaração de direito autoral. Comentários para o editor são opcionais.

Passo 2. Transferência do manuscrito em PDF: esta versão destina-se à avaliação, com todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras, no lugar em que deverão ser publicados, e sem informações que permitam identificar a autoria.

Passo 3. Metadados da Submissão (Indexação). Inclusão dos dados de todos os autores (nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e ORCID), do título e do resumo do trabalho apresentado, de colaboradores e agências de fomento (se for o caso) e das referências citadas no texto.

Passo 4. Documentos suplementares. Nessa etapa, deve ser transferido/enviado o manuscrito COMPLETO em formato “.doc” ou “.docx”: esta versão deverá conter todas as informações sobre autoria, filiação, autor responsável e endereço de contato, além dos gráficos, quadros, tabelas e figuras nas devidas posições no texto.

Passo 5. Confirmação da submissão: nesta etapa, o autor deve clicar em “Concluir submissão”.

Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema → menu → acesso → login e senha.

1.2 Aspectos Éticos:

Ensino e Tecnologia em Revista declara que as condutas dos pesquisadores e os posicionamentos expressos nos textos publicados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a posição da Equipe Editorial da revista.

O tratamento ético das pesquisas também é de responsabilidade dos autores. A Ensino e Tecnologia em Revista orienta que seja respeitada a Resolução número 510/2016 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa do Brasil.

1.3 Estrutura

O artigo deve ser redigido em português, inglês, francês ou espanhol. Destinados à divulgar resultados de pesquisa inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados e também revisões. Os artigos devem conter: Resumo, Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências.

O artigo deve ser inédito, isto é, não ter sido publicado em qualquer outro periódico.

O periódico tem como critério a publicação em fluxo continuo.

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2 NORMAS PARA SUBMISSÃO

2.1 São adotadas, neste periódico, as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

2.2 O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no MODELO para Formatação dos Artigos a serem submetidos à ETR - Ensino e Tecnologia em Revista.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor";
  2. O artigo é inédito e não está sendo avaliado por outro periódico nem foi publicado em evento (caso tenha sido publicado em evento, garante que melhorias substanciais foram feitas no texto original e que esta informação será apresentada na versão definitiva do manuscrito)

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no MODELO para Formatação dos Artigos a serem submetidos à ETR - Ensino e Tecnologia em Revista.
  4. Estão sendo enviados dois arquivos do manuscrito: um em versão PDF (sem identificação dos autores) e outro em formato .doc ou .docx. (COMPLETO)

  5. O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, e garante que tem a permissão de todos para fazê-lo.

    Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho.

  6. Todos os autores preencheram os metadados no sistema da revista. As informações devem conter o nome completo dos autores, seu e-mail, número do ORCID*, departamento ou setor, nome da instituição por extenso, câmpus, cidade, estado e país. *AO COPIAR E COLAR O CÓDIGO ORCID, RETIRAR A LETRA "S" DO "HTTPS".

    IMPORTANTE: O autor para correspondência deve informar endereço completo com CEP.

  7. O texto segue a norma padrão da língua portuguesa e foi submetido à revisão linguística.
  8. O artigo respeita as normas de ética e integridade na prática científica estabelecidas pelo CNPQ;

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

O periódico incentiva o depósito do artigo, mencionando a fonte original de publicação, em repositórios institucionais ou digitais, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica, com vistas a ampliar a visibilidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr