Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico eletrônico “Ensino e Tecnologia em Revista” quer contribuir para a ampliação e consolidação do campo de estudos em ensino e aprendizagem (70804001) teóricas ou práticas das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza com pesquisas que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos, e outras discussões atinentes à educação, assim auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas para melhorar a interação entre pesquisadores nessas áreas. Está sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-PPGEN e de Pós-graduação em Ensino de Matemática-PPGMAT, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

O periódico aceita publicar artigos científicos inéditos e também revisões, que tratem de temas relacionados ao ensino e tecnologias nas diferentes áreas já apresentadas anteriormente, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico. O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e do Comitê Científico.

“Ensino e Tecnologia em Revista” receberá para avaliação trabalhos redigidos nos idiomas português, inglês, francês e/ou espanhol.

ISSN: 2594-3901

A4      QUALIS PERIÓDICOS - QUADRIÊNIO 2017-2020    

 

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que apresentem contribuição significativa em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre a área de ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Traduzidos

Serão aceitas traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial - SIPEC 2023

Artigos já avaliados pela Comissão Científica do SIPEC:

Prof. Dr. Adriano José Ortiz - IFPR

Profa. Dra. Bárbara Cândido Braz - UFPR

Profa. Dra. Débora Piai Cedran - UEM

Profa. Dra. Josie Agatha Parrilha da Silva - UEPG

Prof. Dr. Michel Corci Batista - UTFPR

Profa. Dra. Tânia do Carmo - FEITEP

Profa. Dra. Valéria Brumato Regina - SEED

Prof. Dr. Emerson Nunes da Costa Gonçalves - UFV

Profa. Dra. Joici de Carvalho Leite - UEM

Prof. Dr. Jaime da Costa Cedran - UEM

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial - Modelagem Matemática

Editores
  • Adriana Borssoi
  • Elizabeth Souza
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

II CONECEAS

Editores
  • Eliane Cerdas
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Especial - IX SeForProf

IX Seminário de Formação de Professores

Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Programa de Pós-Graduação em Educação

Editores
  • Pedro Donizete Colombo Junior
  • DANIEL OVIGLI
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

III EPEECA

III Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazôni.

Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Os artigos submetidos são avaliados preliminarmente pelo Editor e/ou pelo Conselho Editorial;

2. Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo;

3. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista;

4. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.

 

Periodicidade

Semestral, sendo que o fluxo para a submissão e de publicação ocorre de forma contínua. Portanto, os artigos aprovados são publicados a qualquer tempo ao longo do período que compreende cada número.

  • O número 1 de cada volume compreende os meses de janeiro à junho;
  • O número 2 de cada volume compreende os meses de julho à dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Ensino e Tecnologia em Revista.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Instruções aos Avaliadores

INSTRUÇÕES AOS AVALIADORES

 

Acesse o sistema da Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/login>, entre com seu login e senha.

 

Na “Página do usuário”, abaixo do título da Ensino e Tecnologia em Revista, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.

 

Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela:

- Submissão Aguardando Avaliação

- Agenda da avaliação

- Diretrizes de avaliação

Em diretrizes de avaliação, proceda da seguinte maneira:

No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira:

No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço, clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar, (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador para fazer a avaliação do mesmo).

Feita a avaliação, retorne ao sistema e continue a avaliação.

No passo 3, clique no ícone “formulário de avaliação”, abrirá uma página com o formulário onde será possível fazer seus comentários aos autores e ao editor, se assim o desejar. Feito isso, salve e feche.

No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.

No passo 5, "Recomendação", escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.

Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

 

Não esqueça!!

Ainda: Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.

 

Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação Especial, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.

 

Editores de Seção

Seção: Ciências Humanas e Sociais - Profa. Dra. Roseli Gall do Amaral da Silva

Seção: Ensino de Biologia - Profa. Dra. Eliane Cerdas Labarce

Seção: Ensino de Física -  Prof. Dr. Wellington Pereira Queirós 

Seção: Ensino de Línguas- Profa. Dra. Ana Cristina Fernandes Pereira Wolff

Seção: Ensino de Matemática - Profa. Dra. Andresa Maria Justulin

Seção: Ensino de Química - Profa. Dra. Márcia Camilo Figueiredo

Seção: Tecnologias - Prof. Dr. Muriel de Souza Godoi

 

 

Qualis Periódicos

QUADRIÊNIO 2017-2020 

Área de Avaliação

Classificação

Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo

A4

Astronomia / Física

A4

Ciência da Computação

A4

Ciências Biológicas I

A4

Educação / Ensino

A4

Interdisciplinar

A4

Linguística e literatura

A4

Matemática / Probabilidade e Estatística

A4


 

Proposta para Número Temático

Instruções para Proposta de Número Temático



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr