Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O periódico eletrônico “Ensino e Tecnologia em Revista” quer contribuir para a ampliação e consolidação do campo de estudos em ensino e aprendizagem (70804001) teóricas ou práticas das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza com pesquisas que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos, e outras discussões atinentes à educação, assim auxiliando na produção de conhecimentos e de novas estratégias pedagógicas para melhorar a interação entre pesquisadores nessas áreas. Está sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza-PPGEN e de Pós-graduação em Ensino de Matemática-PPGMAT, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

O periódico aceita publicar artigos científicos inéditos e também revisões, que tratem de temas relacionados ao ensino e tecnologias nas diferentes áreas já apresentadas anteriormente, não sendo permitida a sua apresentação em outro periódico até o parecer final do Conselho Editorial, assim como, uma vez o artigo aceito/publicado, o mesmo não poderá ser submetido para outro periódico. O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial e do Comitê Científico.

“Ensino e Tecnologia em Revista” receberá para avaliação trabalhos redigidos nos idiomas português, inglês, francês e/ou espanhol.

ISSN: 2594-3901

 

 

Políticas de Seção

Artigos Traduzidos

Serão aceitas traduções de artigos que abordem assuntos pertencentes e de fundamental importância em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Trabalhos originais resultantes de pesquisa científica que apresentem contribuição significativa em ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza que estudam o processo de ensino-aprendizagem e seus produtos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre a área de ensino e aprendizagem das áreas de Humanas, Exatas, Sociais e da Natureza. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. Os artigos submetidos são avaliados preliminarmente pelo Editor e/ou pelo Conselho Editorial;

2. Os artigos aprovados na avaliação prévia serão encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, serão adotados todos os cuidados possíveis para garantir o anonimato no processo;

3. O Conselho Editorial e o Comitê Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista;

4. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos Editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Editor e/ou Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão interna.

 

Periodicidade

Semestral, sendo que o fluxo para a submissão e de publicação ocorre de forma contínua. Portanto, os artigos aprovados são publicados a qualquer tempo ao longo do período que compreende cada número.

  • O número 1 de cada volume compreende os meses de janeiro à junho;
  • O número 2 de cada volume compreende os meses de julho à dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Recomenda-se a disponibilização, em repositórios de acesso aberto, dos dados das pesquisas utilizadas nos artigos publicados na Ensino e Tecnologia em Revista.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Instruções aos Avaliadores

INSTRUÇÕES AOS AVALIADORES

 

Acesse o sistema da Ensino e Tecnologia em Revista <https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/login>, entre com seu login e senha.

 

Na “Página do usuário”, abaixo do título da Ensino e Tecnologia em Revista, aparecerá sua função, clique sobre a função “Avaliador”, aparecerão todos os trabalhos enviados para sua avaliação.

 

Clique sobre o título que deseja avaliar, abrirá outra janela:

- Submissão Aguardando Avaliação

- Agenda da avaliação

- Diretrizes de avaliação

Em diretrizes de avaliação, proceda da seguinte maneira:

No passo 1, clique no ícone de e-mail para avisar o editor sobre sua disponibilidade para avaliar o artigo. Caso esteja disponível, prossiga da seguinte maneira:

No passo 2, ao lado de “manuscrito da submissão”, aparece um número e algumas letras separadas por pontos e traço, clique sobre este link e aparecerá a possibilidade de abrir, salvar ou cancelar, (escolha salvar para copiar o artigo para seu computador para fazer a avaliação do mesmo).

Feita a avaliação, retorne ao sistema e continue a avaliação.

No passo 3, clique no ícone “formulário de avaliação”, abrirá uma página com o formulário onde será possível fazer seus comentários aos autores e ao editor, se assim o desejar. Feito isso, salve e feche.

No passo 4, se você fez modificações diretas no texto que baixou para seu computador (sugerimos grifá-las com outra cor), é possível enviá-lo aos autores da seguinte maneira: em documentos enviados, clique em procurar, selecione o arquivo e transfira.

No passo 5, "Recomendação", escolha a que melhor contempla seu parecer, selecione e clique em enviar avaliação para o Editor.

Automaticamente o sistema nos informará que você concluiu a avaliação.

 

Não esqueça!!

Ainda: Antes de sair do sistema conclua o passo 5: recomendação.

 

Sempre que concluir suas atividades no Sistema Eletrônico da Revista Educação Especial, busque na margem direita, USUÁRIO e clique em sair do sistema.

 


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Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

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