A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
Resumo
Com o objetivo de identificar a presença da cultura escolar do campo no ensino de matemática (anos finais do ensino fundamental) em uma escola situada na zona rural, a presente pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-metodológico da História Cultural por meio do conceito de cultura escolar (JULIA, 1990), tendo como fontes: cadernos de matemática dos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais); imagens das atividades docentes; Projeto Político Pedagógico (PPP); planejamento do professor de matemática; legislação pertinente; entrevistas com o diretor da escola, com a professora de matemática do Ensino Fundamental e com a pedagoga. O currículo mostrou-se pronunciadamente urbanocêntrico especificamente em relação às aulas de matemática. Apesar de uma forte cultura escolar do campo estar presente na escola investigada, há pouca presença dessa cultura especificamente no ensino da matemática. Como reflexão final, nos perguntamos se, em nossas escolas urbanas, não estamos precisando de elementos culturais próprios das escolas do campo: sentimento de pertencimento, envolvimento da comunidade, formação de lideranças, interdisciplinaridade, trabalho em grupo e valorização das práticas matemáticas locais.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n3.7883
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923