A cultura escolar do campo e o ensino da matemática

Maykon Jhonatan Schrenk, Barbara Winiarski Diesel Novaes

Resumo


Com o objetivo de identificar a presença da cultura escolar do campo no ensino de matemática (anos finais do ensino fundamental) em uma escola situada na zona rural, a presente pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-metodológico da História Cultural por meio do conceito de cultura escolar (JULIA, 1990), tendo como fontes: cadernos de matemática dos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais); imagens das atividades docentes; Projeto Político Pedagógico (PPP); planejamento do professor de matemática; legislação pertinente; entrevistas com o diretor da escola, com a professora de matemática do Ensino Fundamental e com a pedagoga. O currículo mostrou-se pronunciadamente urbanocêntrico especificamente em relação às aulas de matemática. Apesar de uma forte cultura escolar do campo estar presente na escola investigada, há pouca presença dessa cultura especificamente no ensino da matemática. Como reflexão final, nos perguntamos se, em nossas escolas urbanas, não estamos precisando de elementos culturais próprios das escolas do campo: sentimento de pertencimento, envolvimento da comunidade, formação de lideranças, interdisciplinaridade, trabalho em grupo e valorização das práticas matemáticas locais.


Palavras-chave


Educação do Campo; Educação Matemática; Cultura Escolar

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7883

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr