A contextualização na formação de professores de química
Moisés da Silva Lara, Luciana Gili Vieira Duarte
Resumo
Este trabalho discute a elaboração de uma oficina de aprendizagem proposta como atividade de extensão para a formação de professores no Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do sul do país. O objetivo geral foi que os licenciandos compreendessem o processo de contextualização através do envolvimento ativo na elaboração de uma oficina sobre a química dos perfumes. As atividades exploraram uma perspectiva pragmática da linguagem, de inspiração bakhtiniana e wittgensteiniana, com vistas a promover uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, tanto dos conteúdos explorados quanto dos desafios didáticos e metodológicos envolvidos. Entre os objetivos específicos estavam a identificação das dificuldades dos licenciandos; o entendimento deles sobre o potencial desta abordagem para a aprendizagem; a análise da contribuição das atividades para a formação dos futuros docentes. Foram feitos registros de observações e coletados materiais produzidos pelos licenciandos para que pudessem ser analisados junto com os dados produzidos por uma enquete online. Assim, identificamos uma preocupação dos licenciandos com o tempo de elaboração e execução da oficina e, com o domínio do conteúdo explorado, além de dificuldades para discutir os fenômenos envolvidos, mesmo nos casos em que eles já tinham um bom nível de conhecimento conceitual. Entretanto, a execução das atividades foi bastante positiva para a formação dos licenciandos, permitindo que eles ampliassem conhecimentos de química e, em especial, a compreensão sobre a contextualização no ensino de Química.
Palavras-chave
Formação de Professores; Ensino de Química; Linguagem; Contextualização.
Texto completo:
PDFA
HTML
DOI:
10.3895/actio.v3n3.7682
Apontamentos
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923