v. 2, n. 3 (2006)

DOI: 10.3895/S1808-044820060003

Neste número, a Revista Gestão Industrial abre espaço privilegiado para dois temas em evidência na área de Engenharia de Produção: A Gestão do Conhecimento e a Gestão de Tecnologia e Inovação. O primeiro desses temas torna-se relevante numa altura em que gerir o Conhecimento presente nas organizações é fator de sobrevivência das mesmas. O segundo porque transforma esse conhecimento em riqueza.

Buscando uma demarcação conceitual do tema Gestão do Conhecimento - GC, Alvarenga Neto e Barbosa propõem um modelo conceitual integrativo, mostrando a importância da criação de um ambiente organizacional favorável à promoção do conhecimento. A situação atual deste tema é apresentada no artigo de Carvalho, Ferreira e Silva, que apresentam uma análise da maturidade e do perfil de programas de gestão do conhecimento em empresas brasileiras e portuguesas. A complexidade da GC é apresentada por Stadnick e Coelho, através de um estudo das formas de conduta nos sistemas produtivos sob a ótica dos sistemas adaptativos complexos. A criação, promoção e disseminação do conhecimento através de Redes, importante estratégia de conexão entre pesquisadores, é analisada em dois artigos, o primeiro de Sartori e Pacheco apresentando redes ibero-americanas, e também por Holanda, Guedes, Vasconcelos e Cândido, em um estudo exploratório no setor de calçados.

Paralelamente à importância de ferramentas e práticas de GC, Prim e Cunha fazem uma análise dos quatro modos de conversão do conhecimento sob a perspectiva do modelo desenvolvimentista enquanto Andrade e Strauhs abordam a importância do ser humano, o gestor do conhecimento, mapeando as competências necessárias para um gestor de instituição de ensino superior.
O segundo tema deste número, a gestão da tecnologia e inovação, está intimamente ligada à gestão de mudanças e aos impactos daí decorrentes. Dois artigos abordam e analisam estes impactos. Na área de inovação em serviços Silva e Furtado analisam os impactos da nova política de compras da Petrobrás para seus empreendimentos Offshore. Os impactos da adoção das normas ISO 9000 na cadeia de embalagens PET para bebidas são analisados por Ramos e Sbragia. A inovação é caracterizada pela introdução ou aperfeiçoamento de produtos, serviços ou processos e também pela apropriação econômica do que é introduzido ou aperfeiçoado. Nesse contexto Machado e Toledo apresentam os resultados da análise da aplicabilidade de princípios e práticas enxutas no Processo de Desenvolvimento de Produtos, enquanto Nascimento e Segre se debruçam sobre um modelo de análise de flexibilidade, especificamente no setor automobilístico brasileiro. Finalmente, Bejarano traduz e adapta o texto Sex and Manners de Cas Wouters, como uma forma de mostrar o quanto às novas tecnologias interferem na sociedade, exercendo pressões e forçando novas regras de comportamento.
Boa leitura!

Professor Dálcio Roberto dos Reis

Sumário

Artigos Originais

Rivadávia C. D. de Alvarenga Neto, Ricardo Rodrigues Barbosa
PDF
Rodrigo Baroni de Carvalho, Marta Araújo Tavares Ferreira, Ricardo Vidigal da Silva
PDF
Kamile Theis Stadnick, Christianne C. de S. R. Coelho
PDF
Rejane Sartori, Roberto Carlos dos Santos Pacheco
PDF
Lucyanno Moreira Cardoso de Holanda, Isabela Assis Guedes, Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos, Gesinaldo Ataíde Cândido
PDF
Carlos Henrique Prim, Cristiano José Castro de Almeida Cunha
PDF
Murilo Martins de Andrade, Faimara R. Strauhs
PDF
Cássio Garcia Ribeiro Soares da Silva, André Tosi Furtado
PDF
Milena Yumi Ramos, Roberto Sbragia
PDF
Marcio Cardoso Machado, Nilton Nunes Toledo
PDF
Rejane Prevot Nascimento, Lidia Micaela Segre
PDF
Cas Wouters, Viviane Carvalho Bejarano
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr