ANÁLISE DA MATURIDADE E DO PERFIL DE PROGRAMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: PESQUISA EXPLORATÓRIA E COMPARATIVA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
Resumo
As organizações têm implantado iniciativas de Gestão do Conhecimento cujo leque de objetivos engloba a preservação da memória organizacional, a melhoria da produtividade dos trabalhadores do conhecimento, o estímulo ao processo de inovação e o aumento da competitividade. Entretanto, a avaliação dos resultados obtidos nesses programas é uma tarefa árdua devido à falta de padrões para implementação das abordagens teóricas e à natureza complexa e interdisciplinar da Gestão do Conhecimento. Tanto o meio empresarial quanto a comunidade acadêmica têm se mobilizado a debater essas questões e propor modelos que auxiliem as organizações no desenvolvimento de seus programas de Gestão do Conhecimento. O artigo sugere uma combinação do modelo acadêmico da organização do conhecimento com o modelo comercial KMMM (Knowledge Management Maturity Model). O modelo resultante foi utilizado em uma survey realizada com 98 organizações brasileiras e 70 portuguesas. As variáveis do modelo estão relacionadas a aspectos como cultura colaborativa, inteligência competitiva, tomada de decisão, criação do conhecimento, estratégia e comunidades de prática. O modelo proposto pretende auxiliar as organizações na identificação de pontos fortes e fracos das suas práticas relacionadas com a gestão do conhecimento.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482006000300002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448