Análise de mercado para desenvolvimento de produtos alimentícios saudáveis e para fins especiais
Resumo
Estudos de tendências na área de alimentos apontam que os consumidores têm buscado uma alimentação diferenciada visando obter benefícios à saúde. Para a sobrevivência das empresas, as indústrias precisam inovar e desenvolver novos produtos para atender esse mercado crescente. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma análise de mercado para desenvolvimento de produtos alimentícios saudáveis e para fins especiais, bem como intenção de compra para um produto à base de batata-doce com esses conceitos. Aplicou-se um questionário com 88 clientes no segmento varejista alimentício de uma indústria de panificação localizada na região sudoeste do Paraná. Foi possível observar que 70,5% e 59,1% dos clientes dos estabelecimentos comerciais frequentemente buscam por opções de alimentos saudáveis e para fins especiais, respectivamente. 87,5% dos participantes já possuíam opções desses produtos em seus estabelecimentos, como pães integrais e alimentos sem glúten e sem lactose. A maioria dos clientes apresentaram a necessidade de ter em seus estabelecimentos alimentos para fins especiais (88,6%) e saudáveis (95,5%). Adicionalmente, 62,5% dos clientes manifestaram que provavelmente comprariam um produto à base de batata-doce sem glúten e sem lactose com os conceitos de saudável e para fins especiais. Diante do exposto, observou-se que o desenvolvimento de produtos de panificação saudáveis e para fins especiais é mercadologicamente viável para esse segmento da indústria de alimentos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rebrapa.v11n1.12530
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.