v. 6, n. 1 (2012)

DOI: 10.3895/S1981-368620120001

A indústria brasileira de alimentação apresentou um faturamento de R$ 383,4 bilhões em 2011, com crescimento nominal em valor de produção na ordem de 15,93%. O mercado interno incluindo comercio de produtos alimentícios mais fast food, representaram um valor total de R$ 293,4 bilhões, empregando 1.621.000 de trabalhadores. Existe uma projeção para 2012 de geração de mais 91.000 empregos no setor, dados fornecidos pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).

                O setor de bebidas frias, envolvendo água, cerveja e refrigerantes estima a geração de 313 mil novos empregos neste ano de 2012, com expectativa de aumento nos próximos anos visando os grandes eventos esportivos e principalmente a Copa do Mundo em 2014.

                Este cenário promissor leva a necessidade de forte formação profissional, qualificação de mão-de-obra, desenvolvimento de produtos e formação de grupos multidisciplinares. A ABINAM (Associação Brasileira das Indústrias de Água Mineral) criou um grupo formado por Químicos, Engenheiros Ambientais, Biólogos e Tecnólogos de diversas áreas, visando dar suporte ao aumento de consumo já consolidado e para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

                A RBTA em seu sexto ano, sem dúvida tem contribuído para a qualificação profissional, publicando em suas edições uma gama abrangente de pesquisas relacionadas ao setor agroindustrial brasileiro. Nesta edição contempla artigos como o que avalia a qualidade higiênico-sanitária e microbiológica de sucos in natura sabor manga, acerola, goiaba e caju comercializados por vendedores ambulantes nas vias públicas da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Mantém ainda sua especial preocupação com as questões ambientais, mostrando que o setor, neste momento pós Rio+20, está conectado com as demandas por produções sustentáveis. O artigo que avalia a atividade antioxidante do extrato hidroalcoólico da casca da manga Ubá, um resíduo do processamento desta fruta é mostra desta linha da revista ao longo da sua existência.

                Dessa forma, esperamos atender as expectativas de todos aqueles que interagem neste grande setor da agroindústria brasileira: pesquisadores, produtores de alimentos e principalmente aos consumidores que exigem inovações, qualidade e sustentabilidade ambiental na cadeia alimentar.

 Os Editores.

Sumário

Artigos

Renan Almeida Maciel, Camila Maria Corrêa Viana, Marilda Garcia Simões, Mauro José Pantoja Fontelles
PDF
Rhuane Barbosa, Jéssica Cardoso Granero, Denise Milléo Almeida, Luis Antonio Pinheiro, Elenise Sauer, Gilvan Wosiacki, Rosilene Aparecida Prestes
PDF
Karina Huber, José Humberto de Queiroz, Ana Vládia Bandeira Moreira, Sônia Machado Rocha Ribeiro
PDF
Laís dos Santos, Valeska Kotovicz, Ana Cláudia Barana, Mareci Mendes Almeida
PDF
Regina Célia Gomes Garcia, Dyego da Costa Santos, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Suziane Alves Josino, Edna Mori
PDF
Renan Campos Chisté, Alessandra Santos Lopes, Rosinelson da Silva Pena
PDF
Daniel Mantovani, Marcos Lúcio Corazza, Lúcio Cardozo Filho, Silvio Claudio Da Costa
PDF
Carla Adriana Pizarro Schmidt, Édison Miglioranza, Aline de Oliveira Garcia, Eric Batista Ferreira
PDF
Lucas Athayde Oliveira, Frederico dos Santos Lordelo, José Torquato de Queiroz Tavares, Marcia Luciana Cazetta
PDF
Marcibela Stülp, Edmar Clemente, Dalany Menezes de Oliveira, Bruna Barbara Bucalão Gnas
PDF
João Rufino de Freitas Filho, João Sales de Souza Filho, Helton Gregóry Santos de Arcanjo, Heraldo Bezerra de Oliveira, Felipe Ragner Lima Lino, Jeyse Ingrid Lins Bezerra, José Jerlys Passos da Silva
PDF
José Luiz Ferreira da Trindade, Ana Mery de Oliveira Camlofski, Renato João Sossela de Freitas
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr