v. 4, n. 2 (2010)

DOI: 10.3895/S1981-368620100002

Os recentes dados do Censo 2010 no Brasil mostram que somos 193 milhões de habitantes, sendo que a grande maioria, 81,3%, vive nas cidades. Os 18,7% que permanecem no meio rural são responsáveis por quase a totalidade dos alimentos consumidos nos centros urbanos. A agroindustrialização foi, em grande parte a atividade que possibilitou esta mudança extremamente rápida do perfil demográfico brasileiro.

Hoje nossa preocupação não é tanto a desnutrição, que infelizmente ainda acomete as regiões mais pobres, mas os graves problemas nutricionais que temos pelas mudanças de hábitos alimentares. A obesidade do homem moderno é encarada como uma epidemia a ser enfrentada pelos governos de maneira extremamente objetiva, pois os efeitos econômicos são altamente graves nos sistemas públicos de saúde.

A moderna ciência e tecnologia de alimentos devem disponibilizar maiores informações sobre os mecanismos e componentes específicos dos compostos alimentares na promoção da saúde e ou prevenção de doenças. Recentes inovações em tecnologia de alimentos têm levado ao uso de tecnologias tradicionais como a fermentação, extração, encapsulação, substituição de gorduras e tecnologia enzimática, para a produção de novos e saudáveis ingredientes alimentares, reduzindo desta forma alguns dos efeitos indesejáveis sobre a saúde dos consumidores.

Apoiar a busca de alimentos saudáveis, preservando ao máximo suas características naturais, mantendo sua capacidade de produção em larga escala, com baixo custo e com pequeno impacto ambiental, tem se configurado no escopo da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial.

Nesse número, novos revisores Ad Hoc foram convidados para avaliação dos artigos, contribuindo com a qualidade do periódico. As normas para submissão dos artigos foram ajustadas de maneira a permitir que o DOI (Digital Object Identifier) facilite a busca dos artigos, cadastrados em base de dados on line internacional.

No ano de 2011, com a já reconhecida Semana de Tecnologia de Alimentos da UTFPR- Campus de Ponta Grossa, intenciona-se a edição de um número especial da RBTA com os melhores artigos apresentados no evento. Adicionalmente, serão publicados mais artigos por volume, possibilitando cada vez mais a divulgação de pesquisas científicas na área.

Cordialmente,

Os Editores

Sumário

Artigos

Krischina Singer Aplevicz, Liz Elaine Sowek Santos, Eliana Aparecida Fagundes Queiroz Bortolozo
PDF
Poliana Deyse Gurak, Fabiana Bortolini
PDF
Hugo Antonio Lima de Souza, Ádria de Sousa Bentes, Marilda Garcia Simões, Mauro José Pantoja Fontelles
PDF
Cleimar Vedoy da Silva, Francisco de Barros, Claucia Fernanda Volken de Souza
PDF
Thaís Martins Marcheze Tavares Bastos Gama, Maria Lucia Masson, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Flávio Zanette, Katielle Rosalva Voncik Córdova
PDF
Tatiana Roselena de Oliveira, Ana Claúdia Barana, David de Souza Jaccoud-Filho, Francisco Fanucchi Neto
PDF
Erasto Ferreira de Assis Neto, João Marcos Pinto da Cruz, Adriano César Calandrini Braga, João Hamilton Pinheiro de Souza
PDF
Saul Lopo Guimarães, Elaine Lopes Figueiredo
PDF
Adeline Chaicouski, Joyce Estina da Silva, Suélyn Bomfim Nigelski, Rosane Yoshida Natume, Isonel Sandino Meneguzzo
PDF
Philipe dos Santos, Fabrício Schwanz da Silva, Alexandre Gonçalves Porto, Flávio Teles Carvalho da Silva, Guilherme de Figueiredo Furtado
PDF
Emanuel Neto Alves de Oliveira, Dyego da Costa Santos, Francinalva Cordeiro de Sousa, Joabis Nobre Martins, Sônia Paula Alexandrino de Oliveira
PDF
Flávia Leontina Andrade Dutra, Ivanise Guilherme Branco, Grasiele Scaramal Madrona, Charles Izidoro Haminiuk
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr