v. 2, n. 2 (2008)

DOI: 10.3895/S1981-368620080002

A agroindústria é o setor industrial que reúne um vasto complexo de unidades dedicadas ao beneficiamento, conservação, transformação e distribuição de produtos agropecuários e marinhos.

Para que o sistema agroindustrial desempenhe de maneira satisfatória sua função junto à comunidade, ou seja, suprimento de alimentos a população em geral, é importante que se desenvolvam tanto pesquisas base quanto aplicadas e que juntas caminhem na direção da geração de idéias que, quando colocadas em práticas se transformem em tecnologia.

Esta edição da RBTA é um exemplo da amplitude do setor agroindustrial desde suas pesquisas base até a preocupação com o meio ambiente e a segurança alimentar. Os trabalhos intitulados “Caracterização físico-química, enzimática e aceitação sensorial de três cultivares de abacaxi”, “Algumas propriedades de endoglucanases produzidas por streptomyces spp. em meio à base de bagaço de cana-de-açúcar”, “Modificações químicas em xantana produzida por Xanthomonas arborícola pv pruni promovidas por tratamento térmico” e “Produção, propriedades reológicas e composição química da xantana produzida por Xantomonas axonopodis pv phaseoli” exemplificam a pesquisa base, que fornece subsídio para escolha de melhor tecnologia de aproveitamento do potencial da matéria-prima em questão. A etapa de beneficiamento/desenvolvimento de produtos está aqui exemplificada pelos trabalhos “A otimização de processamento de cobertura de framboesa (Rubus idaeus) pela adição de amido de milho modificado e ácidos cítrico e tartárico” e “Elaboração e caracterização do fiambre de peixe a partir da gurijuba (Arius parkeri)”. A preocupação com a segurança/conservação está muito bem exemplificada pelos trabalhos “Avaliação da qualidade microbiológica de queijo tipo mussarela comercializado na cidade de Ponta Grossa, Paraná” e “Avaliação de uma indústria produtora de embutidos cárneos quanto à higiene e legislação vigente no Brasil. Por último, mas não menos importante, está o trabalho intitulado “Implantação do programa de gerenciamento de resíduos químicos nos laboratórios de química da UTFPR-PG”. Programas de gerenciamento de resíduos devem fazer parte de todo o sistema produtivo desde a pesquisa-base até a disposição final, após distribuição para consumo.

Profa. Dr. Silvia Cristina Ferreira Iop.

Sumário

Artigos

Carlos Alexandre Koguishi de Brito, Priscila Becker Siqueira, Tatiana Fontes Pio, Helena Maria André Bolini, Hélia Harumi Sato
PDF
Elen Vanessa Costa da Silva, Gisele Freitas da Silva, Alan José Leal do Amaral, Mayara Elaine Borges de Santana
PDF
Giovana de Arruda Moura Pietrowski, Marly Ranthum, Talita Crozeta, Vannessa de Jonge
PDF
Carla Ferreira Silveira, Leidi Daiana Preichardt, Angelita da Silveira Moreira, Claire Tondo Vendruscolo
PDF
Elisabete Regina Braga Pereira, Claire Tondo Vendruscolo, Márcia Arocha Gularte, Ricardo Peraça Toralles
PDF
Joanna Cysneiros Silva, Ester Ribeiro Gouveia
PDF
Alberto Henrique Elias, Grasiele Scaramal Madrona
PDF
Isis Mariane Fornazzari, Júlio César Stiirmer
PDF
Lauri Mayer, Claire Tondo Vendruscolo, Wladimir Padilha da Silva, Andrea Bittencourt Moura
PDF
Renan Campos Chisté, Kelly de Oliveira Cohen
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr