v. 2, n. 1 (2008)

DOI: 10.3895/S1981-368620080001

Estamos editando o terceiro número da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial (RBTA).

Desde seu lançamento, em março de 2007, acompanhamos o panorama da escassez de alimentos no mundo, com conseqüente aumento dos preços. Os efeitos da falta de alimentos são muito mais danosos sobre os a população de baixa renda, aumentando a possibilidade de crises sociais.

As conclusões de um fórum realizado em Roma, no mês passado, subscritas por 180 países participantes, calcularam em 862 milhões a quantidade de pessoas que sofrem de subnutrição em todo o mundo, segundo dados da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Como resposta a esta grave situação, foi escrito um manifesto onde se declarou a urgência em se duplicar a produção global de alimentos.

Isto remete enormes responsabilidades a todos que trabalham com Ciência e Tecnologia de Alimentos, ao setor Agroindustrial e às demais cadeias produtivas interligadas. A maior dessas é a busca de tecnologias, para permitir bons níveis de produtividade e qualidade em todas as fases da produção de alimentos, a preços acessíveis aos milhões de consumidores. Os trabalhos apresentados na RBTA valorizam a pesquisa e, a partir da divulgação e discussão de resultados, promovem a transferência de tecnologia e de informações científicas.

Neste número três são apresentados alguns temas relacionados à tecnologia de alimentos: estudo da secagem da fibra residual do maracujá; estabilidade do ácido ascórbico em suco de laranja (Citrus sinensis) em suco refrigerado, em preparados quentes e in natura; bala de gelatina com fibras: caracterização e avaliação sensorial; percepção temporal de doçura, amargor e sabor de fruta em néctar de goiaba com diferentes adoçantes; análise da aceitação de néctares de goiaba por testes afetivos e mapa de preferência interna. Destacam-se também estudos relacionados à avaliação comparativa de resultados de testes sensoriais com escalas e teste de ordenação preferência com crianças e adultos. Outro trabalho, na área de biotecnologia, traz o crescimento do Acetobacter xylinum (ATCC 23769) e a produção de celulose bacteriana. Na área de gestão é apresentado o trabalho relativo à produtividade versus valor agregado na manufatura. 

Com este propósito, a RBTA mantém seu objetivo de oferecer espaço para divulgação de contribuições científicas e tecnológicas ao desenvolvimento do setor agroindustrial.  

Prof. Dr. José Luiz Ferreira da Trindade.

Sumário

Artigos

Rosinelson S. PENA, Dayse M. S. SILVA, Nilson B. MENDONÇA, Marcos D. C. ALMEIDA
PDF
Ana Paula de Faria Alves, Janine V. Santos, Laudelina B. Neves, Maria Josiane Sereia
PDF
Emanoeli Lazzarotto, Mário Antônio A da Cunha, Marcio Barreto Rodrigues, Saraspathy Naidoo T G Mendonça
PDF
Wagner Boer, José Paulo Alves Fusco
PDF
Carlos Alexandre Koguishi de Brito, Helena Maria André Bolini
PDF
Carlos Alexandre Koguishi de Brito, Helena Maria André Bolini
PDF
Grasiele Scaramal Madrona, Marta Fernanda Zotarelli, Rosângela Bergamasco
PDF
Larissa Grden, Cristina Soltovski de Oliveira, Eliana A. F. Queiroz Bortolozo
PDF
Denise Milleo Almeida, Gilvan Wosiacki, Guataçara dos Santos Junior, Elisângela Serenato Madalozzo, Misaeli Maria Zanlorenzi
PDF
Ana Cristina da Silva Morais, Lane de Lemos Cid, Isadora Nolasco de Oliveira, Maria do Carmo Passos Rodrigues
PDF
Vanessa Panasco da Silva, Sonia Couri, Flávia S. Gomes, Regina Isabel Nogueira, Suely Pereira Freitas
PDF
Wilson Luiz Ferreira, João Rufino de Freitas Filho
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr