Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os originais devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, digitados em folhas de papel tamanho A4. Os trabalhos deverão conter um total de 5.000 a 12.000 palavras. A contagem de palavras inclui o corpo do texto e as referências bibliográficas. A seção "Agradecimentos" e os dados dos autores não devem ser incluídos na contagem mínima de palavras.

O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows e estar formatado de acordo com o TEMPLATE PARA A FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS A SEREM SUBMETIDOS À REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL.

A submissão de artigo deve ser realizada através do formulário online. Não serão aceitas submissões por e-mail.

Os artigos que não estiverem de acordo com as instruções para submissão serão reencaminhados aos respectivos autores, para os devidos ajustes. Entretanto, a simples obediência às Normas de formatação não garante a aprovação do artigo para publicação.

O periódico Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial pode publicar os seguintes tipos de artigos:

De pesquisa acadêmica: Resultantes de trabalhos originais, redigidos por meio de aplicação rigorosa de metodologia científica, com demonstração de sua reprodutibilidade. Número mínimo de 70% do total de artigos em cada número.

De revisão da literatura: contribuição que utiliza método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados com análise crítica e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo, realizado de maneira sistemática e ordenada, favorecendo o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Número máximo de 30% do total de artigos em cada número. Esse tipo de artigo deve ser avaliado por no mínimo três revisores.

O artigo deve ser escrito no programa Word for Windows, em versão 6.0 ou superior. Se você está lendo o documento do Template, significa que você possui a versão correta do programa. O arquivo deve ser submetido online, utilizando seu login e senha.

Atenção: ao inserir os nomes dos autores nos metadados, será solicitado o ORCID, que deve estar no seguinte formato:

http://orcid.org/0000-0000-0000-0000

O sistema não irá aceitar se estiver como https ou apenas orcid.org/.

Se forem necessárias outras orientações, entre em contato com a Comissão Editorial ou consulte os últimos números da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial. Sugere-se que o(s) autor (es) realizem revisão com profissionais certificados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, antes da submissão dos originais.

O manuscrito passará para o processo de avaliação somente se:

[1] O número ORCID for inserido abaixo do e-mail do autor

[2] Forem declaradas todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo e informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros.

[3] Anexarem, como documento suplementar obrigatório no processo de submissão do artigo, o Termo de Aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos ou Modelos Animais, quando assim se fizer necessário. Nessa situação, estão incluídas as pesquisas com Análise Sensorial. Artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos estão condicionados ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008). Os dados referentes à aprovação do estudo devem ser apresentados na metodologia do artigo. Essa recomendação tornou-se obrigatória para a RBTA a partir de 30 de dezembro de 2016.

Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados para dois revisores ad hoc selecionados pelos editores, dentro da área cadastrada pelos autores. Caso haja discordância no parecer, haverá um parecer adicional, necessário no processo de aprovação ou rejeição do artigo.

O andamento da submissão pode ser acompanhado no sistema do periódico. Os pareceres dos revisores poderão se enquadrar nas seguintes categorias:

[1. aceitar],

[2. revisões requeridas],

[3. submeter a uma nova rodada],

[4. rejeitar].

Caberá ao Editor de Seção, juntamente com o Editor-Chefe, a decisão final sobre o parecer do artigo, com consequente comunicação ao(s) autor(es).

O artigo será encaminhado aos autores para os ajustes sugeridos pelos revisores num prazo determinado. Após as alterações, quando necessárias, o artigo deverá ser enviado à RBTA ou inserido no sistema da revista. Após conferência pelo revisor, o artigo passa à fase de formatação pela equipe técnica. Nessa etapa, um dos autores do artigo poderá receber um manuscrito submetido à RBTA por outros pesquisadores para avaliação.

Por fim, a leitura de prova do artigo formatado será enviada aos autores para conferência e publicação na página eletrônica da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial.

RECOMENDAÇÕES DA ESTRUTURA DO ARTIGO

Conforme a metodologia adotada ou finalidade que se destina, o texto é estruturado de maneira distinta, mas geralmente consiste em INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS (não Materiais), RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÃO e REFERÊNCIAS, não necessariamente com esta divisão e denominação, mas nesta sequência.

Artigos em PORTUGUÊS devem ter título em português e inglês; artigos em INGLÊS devem ter título inglês e português; artigos em ESPANHOL devem título em espanhol, português e inglês.

AUTORIA

As seguintes informações devem ser incluídas no sistema da RBTA, no momento da submissão: nome do completo do(s) autor(es), e-mail, ORCID e Instituição, com respectiva localização.

Seguir as recomendações do ICMJE para autoria. Dessa maneira, resumidamente, poderá ser considerado um autor aquele que: [1] Pode assumir publicamente a responsabilidade pelo conteúdo apresentado; [2] Trouxe contribuições substanciais para a concepção ou planejamento do artigo ou ainda para aquisição, análise ou interpretação dos dados para o trabalho e [3] Elaborou o trabalho ou fez sua revisão crítica, promovendo alterações decisivas.

A coleta de dados, doação de material e/ou financiamento por um do grupo de pesquisa não justificam isoladamente a autoria. Nesses casos, sugere-se utilizar a seção Agradecimentos.

O arquivo deve ser submetido on line (https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/about/submissions#onlineSubmissions).

Caso se façam necessárias orientações complementares, entrar em contato com a Comissão Editorial, ou consultar os artigos a partir do volume 10 da Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial.

Sugere-se que o(s) autor(es) confie(m) a revisão dos seus textos a profissionais certificados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, antes da submissão dos originais.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc). O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no  TEMPLATE PARA A FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS A SEREM SUBMETIDOS À REVISTA BRASILEIRA DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL.
     Os nomes dos autores NÃO estão inseridos no arquivo para avaliação.
  2. A área temática do estudo está designada após os dados dos autores. Essa área é relacionada a Alimentos e/ou Agroindústria (Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Agrárias e Veterinárias, Higiene e Legislação, Microbiologia, Nutrição e Saúde, Análise Sensorial, Engenharias e correlatas).

     

  3. A contribuição de cada autor para a elaboração do artigo foi incluída nos metadados de submissão dos autores, sendo seguidas as recomendações do ICMJE para autoria.
  4. O Termo de Aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos ou Modelos Animais foi anexado, como documento suplementar obrigatório, ao processo de submissão do artigo (Ex: artigos com Análise Sensorial). Os dados referentes à aprovação do estudo estão apresentados na metodologia do artigo.

  5. Foram declaradas todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo e foi informado qualquer potencial conflito de interesses, incluindo interesses políticos e/ou financeiros.

 

Declaração de Direito Autoral

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr