v. 8, n. 4 (2015)

DOI: 10.3895/rbect.v8n4

Encerramos o ano de 2015 com o oitavo volume - número 04 da RBECT. Nesta edição, são apresentados quinze artigos envolvendo as áreas de Ensino de Biologia, de Matemática, de Física, de Ciências e deTecnologia da Informação e da Comunicação e Estudos CTS.

O primeiro artigo dessa edição nos traz a Proposta de uma Metodologia de Ensino de Espaços Vetoriais, no qual os autores Teodora Pinheiro Figueroa e Saddo Ag Almouloud, apresentam uma proposta de metodologia para o ensino de espaços vetoriais, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau e na Teoria dos Registros de Representações de Duval. As sequências didáticas foram planejadas de forma a criar condições para que o aluno tenha uma atitude autônoma durante todo o processo de construção do conceito de Espaços Vetoriais. O objetivo foi de procurar desmitificar o conceito de que espaço vetorial é algo extremamente abstrato e de difícil entendimento pelos alunos e, mostrar que as interações do aluno com situações didáticas apropriadas e um certo milieu são essenciais para o aluno construir o conceito de forma significativa, sendo capaz de um elevado nível de abstração.

Os autores André Luiz França Batista e Walter Antônio Bazzo, nos apresentam no artigo - Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? - a necessidade de entender como promover discussões sobre CTS em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. Dessa forma, nos mostram como é possível inserir assuntos pertinentes aos problemas da sociedade em uma disciplina de enfoque altamente técnico, dando subsídio para auxílio a professores que pretendam estabelecer discussões CTS em suas classes de programação computacional móvel. Os autores, colocam que as sugestões presentes no trabalho, funcionam como recursos para um provável aprimoramento do pensamento crítico e conduta cidadã dos discentes e para o fomento de discussões e reflexões, entre educadores e futuros profissionais, ensejando iminentes mudanças educacionais.

 No artigo Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen, Marcelo Almeida Bairral, Alexandre Rodrigues de Assis e Bárbara C. C. da Silva, ressaltam que os recursos da informática continuam crescendo e trazendo desafios a educação. Sendo assim, investigam o uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Realizam um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o GeometricConstructer (GC) e o Sketchometry. O autores trabalharam com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serviu de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.

Nosso quarto artigo, denominado Uma proposta didática com abordagem CTS para o estudo dos gases e a cinética química utilizando a temática da qualidade do ar interior tem como autores Silvaney de Oliveira, Orliney Maciel Guimarães e Leonir Lorenzetti. Para melhor explorar o tema os autores investiram nos conceitos CTS como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, realizaram uma intervenção pedagógica na disciplina de Química com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A proposta didática de uma abordagem temática CTS foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos disciplinares relativos ao Estudo dos Gases e a Cinética Química. Os autores discutiram os pressupostos teóricos que amparam a referida proposta, descrevendo a sequência das aulas e explicitando os parâmetros utilizados para sua construção e desenvolvimento. Por fim, consideraram que a proposta permite uma efetiva implementação de abordagens CTS a partir da temática analisada.

As autoras, Vanessa Oechsler e Rosinéte Gaertner abordam o tema Matemática no Ensino Médio com um enfoque crítico: contribuições à formação de cidadãos, e baseados nos pressupostos dos documentos que norteiam o Ensino Médio no Brasil, nos apontam atividades que podem auxiliar aos alunos a entender e a exercer o seu papel de cidadão. Dessa forma, apresentam duas atividades, frutos do produto de uma dissertação de Mestrado Profissional, que abordam a Matemática, de forma a contribuir para o exercício da cidadania dos jovens. Essas propostas foram criadas a partir de uma pesquisa bibliográfica em documentos que norteiam o Ensino Médio, bem como a definição de cidadania e o movimento da Educação Matemática Crítica, que alia a ideia de cidadania com o ensino de Matemática.

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos e Edda Curi, nos trazem na Análise da Produção Escrita em Avaliação sobre Sistemas de Numeração e Código BCD, a classificação e analise da produção escrita em uma questão que abrange representação numérica em diferentes sistemas de numeração e em código BCD, aplicada a 38 alunos do 1º ano do curso técnico de uma escola pública de Minas Gerais. A partir da análise de conteúdo da produção escrita em cada um dos quatro itens que compõem a questão, as respostas foram classificadas como corretas, parcialmente corretas e incorretas. Os autores verificaram ser possível constatar que a maioria dos alunos é capaz de representar um número em diferentes sistemas de numeração, mas comete erros ao representar esse número no código BCD. Isso se deve ao fato de eles não compreenderem que, para representar um número em BCD, primeiramente, esse número precisa estar representado em decimal e, posteriormente, ser representado em BCD.

O artigo Transgênicos, conformismo e consumo: algumas reflexões para o Ensino de Ciências, tem como autores Cinthia Leticia Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Washington Luiz Pacheco de Carvalho. Nele o objetivo é discutir a controvérsia sobre os transgênicos e aparente aceitação dos consumidores brasileiros a esses alimentos, sob a ótica de alguns conceitos da Teoria Crítica de Horkheimer e Adorno (1985), como esclarecimento e Indústria Cultural. Os autores argumentam a importância da formação de professores, para que eles auxiliem os estudantes na busca de uma cidadania plena, autônoma e crítica. Neste sentido, propõem o estudo de questões controversas, como os transgênicos, que envolvem a ciência e a sociedade em nossas escolas. Tais questões são conhecidas como questões sociocientíficas (QSC).

Na área de Ensino de Ciências e Biologia os autores Anelize Queiroz Amaral, Taís Regina Cutchma, Débora Daneluz, Kassiana Miguel, Lucas Battisti e Alexandre Augusto Auache Filho  trazem  no artigo intitulado Concepções e Práticas Avaliativas no Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia a reflexão de uma proposta na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Segundo os autores a pesquisa objetivou diagnosticar concepções e práticas avaliativas, no sentido de apontar anseios e dúvidas dos alunos em formação inicial. Os dados analisados evidenciaram que o conceito de avaliação ainda necessita de uma reflexão que ultrapasse a visão de um processo puramente classificatório e burocrático, cujo o instrumento avaliativo mais utilizado é a prova escrita. Verificou-se que, após as discussões no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado sobre as práticas avaliativas utilizadas, esse trabalho colaborou com uma melhor compreensão do processo avaliativo, sugerindo e instigando os futuros professores a reverem algumas concepções e práticas avaliativas em seu dia-a-dia.

No artigo Avaliação De Conceitos De Termodinâmica Clássica Através De Mapas Conceituais  os autores Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos, Rodrigo dos Santos Almeida utilizam  o mapeamento conceitual para avaliação de conceitos de termodinâmica clássica, numa turma do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte da primeira avaliação da disciplina. Foi proposto aos alunos que construíssem um mapa conceitual com 8 conceitos obrigatórios e, no máximo, 4 conceitos complementares. A metodologia empregada na avaliação dos mapas elaborados pelos alunos consistiu na contagem e análise das proposições. Os principais objetivos foram: (i) investigar a aplicação dos mapas conceituais como instrumento de avaliação dos conteúdos de termodinâmica clássica; (ii) avaliar as proposições construídas pelos alunos e (iii) investigar a percepção dos alunos com relação à metodologia de avaliação utilizando mapas conceituais. Os resultados permitiram concluir que os alunos apresentaram uma boa compreensão dos conceitos investigados, porém identificaram também concepções errôneas em desacordo com a visão científica. Entrevistas semiestruturadas revelaram uma boa aceitação da metodologia de avaliação através de mapas conceituais.

Os autores Maria das Graças Cleophas. Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Francislê Neri de Souza, Marcelo Brito Carneiro Leão apresentam o artigo intitulado M-Learning E Suas Múltiplas Facetas No Contexto Educacional: Uma Revisão Da Literatura  o qual traz uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula.

Em Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação as autoras Renata Carmo-Oliveira e  Daniela Franco carvalho Carvalho  abordam o desenvolvimento de uma ação na disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia na tentativa de compreender o que poderia estimular futuros professores a planejarem aulas interativas na temática da Botânica para o Ensino Médio, tendo como base um roteiro confeccionado a partir do modelo de design pedagógico e dos recursos didáticos botânicos que estavam dispostos em quatro estações sobre as bancadas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio da metodologia da observação discreta. As estações provocaram comportamentos e interesses distintos nos licenciandos, levando-os a se dirigirem primeiramente às estações com o material vivo ou fresco. Foi possível observar dificuldades em todos os grupos, independentemente do tipo do material, para a elaboração dos planejamentos de aula. A partir dos dados discutimos a proposta de provocação relacionada à criatividade e autonomia do professor.

No Ensino de Física os autores Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher trazem o texto Aprendizagem Docente proporcionada pela participação no PIBID/Física: a visão dos coordenadores de área onde apresentam os resultados de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com os coordenadores de área dos subprojetos do PIBID/Física do Rio Grande do Sul. Esta investigação visou identificar indícios da ocorrência da aprendizagem docente nos licenciandos de Física participantes do programa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados se deu a partir dos materiais coletados, onde se realizou uma Análise Textual Discursiva que tinha como categorias a priori os cinco focos da aprendizagem docente estabelecidos por Arruda et al. (2012). Os resultados indicam que a participação nas atividades do PIBID/Física pode promover a aprendizagem docente, uma vez que elementos dos cinco focos foram identificados nas falas dos coordenadores de área.

Os autores Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Joanise Silva Campos e Wanderlan dos Santos Almeida com o artigo Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental descrevem que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do último ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.

Ana Paula Sebastiany, Michelle Camara Pizzato e Tania Denise Miskinis Salgado trazem em seu artigo intitulado Aprendendo a investigar através de uma atividade investigativa sobre Ciência Forense e Investigação Criminal  um trabalho que  tem por objetivo avaliar uma proposta didática sobre a temática da Ciência Forense e a Investigação Criminal, e identificar as curiosidades e interesses do público participante. Nesse sentido, as atividades foram organizadas sob a forma de um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA), de âmbito informal e presencial ligado ao Ensino de Ciências, como estratégia para a aprendizagem de atitudes investigativas e a divulgação da Ciência e da Tecnologia. O AIA proposto está orientado para abordar as ciências pela aproximação destas com o cotidiano utilizando metodologias investigativas. Esta orientação se baseia no Modelo Didático Investigativo (Porlán, 1993), o qual propõe a investigação como metodologia didática em alternativa aos métodos passivos de ensino. Além disso, para que esse ambiente tivesse caráter lúdico buscou-se inspiração nos jogos de RPG – Roleplaying Game. E escolhemos como eixos temáticos a Ciência Forense e a Investigação Criminal, considerando que o AIA só seria significativo para o estudante se estivesse ligado a seus interesses, curiosidades, necessidades e objetivos pessoais. Afinal, as pessoas aprendem melhor em um contexto realista, usando o que já sabem e desenvolvendo habilidades a partir disso. E, por serem temas de rara abordagem no ensino formal e informal, mas de grande interesse pelo público em geral.

Encerrando essa edição, nosso último artigo intitulado - Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso, os autores Bruno Silva Leite, Marcelo Brito Carneiro Leão tem como propósito analisar e avaliar a utilização de alguns recursos da Web 2.0, e como esses estão sendo inseridos no ensino das ciências. Apresentam um estudo sobre uma experiência em que um grupo de alunos trabalhou com algumas ferramentas da Web 2.0 durante uma disciplina de Química, envolvendo a temática de ligações Químicas. O objetivo foi de analisar o papel de algumas ferramentas da Web 2.0 e como estas poderiam contribuir para uma aprendizagem ampla e flexível por parte desses usuários. Foi utilizado também para fins desta investigação, a observação de um grupo de alunos que não se utilizaram dessas ferramentas, visando uma comparação com o grupo de usuários Web 2.0. Dentre os resultados obtidos, ressaltam o potencial de ajuda das ferramentas Web 2.0, descrita pelos alunos. Observam também a importância da incorporação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Teoria dos Construtos Pessoais em ambiente Web 2.0 para a construção de uma aprendizagem mais flexível.

 

Boa leitura!

Nilcéia A.M. Pinheiro
Sani de Carvalho Rutz da Silva

Sumário

Artigos

Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud
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André Luiz França Batista, Walter Antônio Bazzo
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Marcelo Almeida Bairral, Alexandre Rodrigues de Assis, Bárbara C. C. da Silva
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Silvaney de Oliveira, Orliney Maciel Guimarães, Leonir Lorenzetti
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Vanessa Oechsler, Rosinéte Gaertner
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Maria Luisa Perdigao Diz Ramos, Edda Curi
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Cinthia Leticia Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
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Anelize Queiroz Amaral, Taís Regina Cutchma, Débora Daneluz, Kassiana Miguel, Lucas Battisti, Alexandre Augusto Auache Filho
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Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Paula Macedo Lessa dos Santos, Rodrigo dos Santos Almeida
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Maria das Graças Cleophas, Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Francislê Neri de Souza, Marcelo Brito Carneiro Leão
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Renata Carmo-Oliveira, Daniela Franco Carvalho
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Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher
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Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Joanise Silva Campos, Wanderlan dos Santos Almeida
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Ana Paula Sebastiany, Michelle Camara Pizzato, Tania Denise Miskinis Salgado
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Bruno Silva Leite, Marcelo Brito Carneiro Leão
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