Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
Resumo
Esse texto aborda o desenvolvimento de uma ação na disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia na tentativa de compreender o que poderia estimular futuros professores a planejarem aulas interativas na temática da Botânica para o Ensino Médio, tendo como base um roteiro confeccionado a partir do modelo de design pedagógico e dos recursos didáticos botânicos que estavam dispostos em quatro estações sobre as bancadas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio da metodologia da observação discreta. As estações provocaram comportamentos e interesses distintos nos licenciandos, levando-os a se dirigirem primeiramente às estações com o material vivo ou fresco. Foi possível observar dificuldades em todos os grupos, independentemente do tipo do material, para a elaboração dos planejamentos de aula. A partir dos dados discutimos a proposta de provocação relacionada à criatividade e autonomia do professor.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n4.2767
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.