v. 8, n. 3 (2015)

DOI: 10.3895/rbect.v8n2


Nesta edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia é apresentado quatorze artigos aprovados pelo comitê editorial. Eles são provenientes de diversos estados brasileiros e versam sobre temas gerais de interesse teórico-metodológico tratados em pesquisas sobre temas atuais e organizados por áreas do conhecimento, a saber: biologia, ciências, química, matemática, física, sociologia, letras e educação física. O convite é para uma leitura prazerosa e enriquecedora.

O primeiro artigo dessa edição Caracterização dos Produtos Desenvolvidos por um Programa de Mestrado Profissional da Área de Ensino de Ciências e Tecnologia os autores Tania Mara Niezer, Fabiane Fabri, Antonio Carlos Frasson e Luiz Alberto Pilatti  mapeiam os produtos finais obtidos a partir de dissertações geradas no Mestrado Profissional (MP) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa (UTFPR) na Área de Ensino de Ciências e Tecnologia defendidas no período de 2009 a 2013. A partir de um estudo descritivo foram compiladas as informações das dissertações e seus 68 produtos disponibilizados no sítio do PPGECT na rede mundial de computadores. Como resultado constatou-se que na maioria dos referidos produtos educacionais considerando área de ensino, formato e formato da população, predomina, a área da Matemática, os Guias Didáticos e voltados ao Ensino Fundamental.

Samuel Molina Schnorr e Carla Gonçalves Rodrigues discorrem no segundo artigo Ciência, Tecnologia e Sociedade na contemporaneidade: implicações educacionais tramadas ao pós-estruturalismo sobre uma pesquisa bibliográfica na perspectiva no arranjo conceitual dos conceitos de Ciência menor (DELEUZE e GUATTARI, 2012), Tecnologias do eu (FOUCAULT, 2008) e Sociedade disciplinar e de controle (FOUCAULT, 1987; DELEUZE, 1992), favorecendo pensá-los de outros modos, na contemporaneidade. Nessa perspectiva, os conceitos estudados realçam os conhecimentos agregados ao mundo, no afastamento de ideologias e preconceitos oriundos da Modernidade, pois prioriza a realidade social nos dias de hoje. Os autores convidam o leitor a reinvenção de maneiras de se relacionar enquanto seres sociais, em um tempo que se necessita de revoluções políticas e culturais, para que a vida esteja menos perturbada, na esteira da teoria pós-estruturalista.

O terceiro artigo Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa, de autoria de Waisenhowerk Vieira de Melo e de Cristina dos Santos Bianchi tece algumas considerações, através de esquemas e exemplos, para a formulação de um questionário de pesquisa capaz de revelar, da melhor forma possível, a realidade dos fatos ocorridos dentro do alvo do estudo proposto. Fornecem informações sobre os erros mais comuns, e a base para a adoção dos procedimentos mais adequados na colaboração para minimizar tais erros, e facilitar a construção de questionários de pesquisa. Concluem que para a construção de um questionário de pesquisa é preciso primeiramente estabelecer um objetivo, etapa dependente de pesquisa bibliográfica – alicerce de todo o trabalho. Finalmente afirmam que é preciso elaborar perguntas a partir de uma hipótese, o que orientará a formulação das questões que farão parte do questionário.

O quarto artigo A relação entre os conhecimentos presentes na literatura científica e nos livros didáticos de biologia sobre evolução biológica, dos autores Pedro Henrique Ribeiro de Souza e Marcelo Borges Rocha, apresenta um levantamento das principais áreas do conhecimento que auxiliam na construção dos conhecimentos sobre os processos evolutivos e analisam, a partir da revisão elaborada, como os livros didáticos apresentam os conteúdos relacionados à evolução biológica. Para tanto propõem sete categorias de análise: contextualização histórica; Darwinismo e Lamarkismo; síntese evolutiva moderna; genética de populações; biologia do desenvolvimento; plasticidade e epigenética. Os autores concluíram que a inserção de novas pesquisas relacionadas ao ensino de evolução é necessária para o aprofundamento do tema, bem como para incentivar ações que incrementem o ensino de evolução biológica na educação básica.

No quinto artigo Importância Da Aplicação De Atividades Lúdicas No Ensino De Ciências Para Crianças os autores Pedro Henrique Ribeiro de Souza e Marcelo Borges Rocha relatam a aplicação de uma oficina pedagógica com materiais recicláveis, junto a 29 alunos do 3º ano do ensino fundamental I, realizada na Unidade Escolar Rosa Teixeira de Castro, localizada na cidade de São Raimundo Nonato - PI. Expõem que a produção e utilização das ferramentas pedagógicas, obtidas por meio da manipulação dos materiais recicláveis, revelaram que é amplamente viável inserir o lúdico no cotidiano escolar das crianças, pois esta “intervenção lúdica” proporciona, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa, a criação de meios que promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas que podem ser utilizadas na construção do conhecimento sobre temas relacionados à Ciência e ao meio ambiente.

Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma
tarefa da Early Algebra,
sexto artigo deste número, as autoras Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli e Marinez Meneghello Passos identificam e analisam características do pensamento algébrico manifestadas em registros escritos de uma tarefa da Early Algebra de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Para a organização e a interpretação dos dados, empregaram procedimentos de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2004). Na leitura dos dados evidencia-se que embora as resoluções dos estudantes nem sempre estivessem corretas, elas apresentam indícios de pensamento algébrico. Além disso, os estudantes demonstraram, por meio de suas produções escritas, ter condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica.

Adriana Breda, Vicenç Font Moll e Valderez Marina do Rosário assinam o sétimo artigo Propuestas de incorporación de contenidos matemáticos de nivel superior en la educación básica: un estudio de los trabajos finales de curso del Máster Profesional en Matemáticas en la Red Nacional. Os autores apresentam as contribuições das propostas de inovação para o ensino básico, presentes nos trabalhos de conclusão de curso (TCC), realizados no Mestrado Profissional em Matemáticas em Rede Nacional, Brasil. O estudo de natureza qualitativa foi centrado nos trabalhos publicados no primeiro semestre de 2013 e segundo semestre de 2014. Concluiu-se que quase metade dos trabalhos analisados basearam suas propostas na incorporação de conteúdo inovador de matemática discreta e introdução ao cálculo.

No artigo oitavo Efeitos das ações formativas e das concepções epistemológicas nas práticas docentes de uma futura professora de química os autores Camila Greff Passos e José Claudio Del Pino analisam, por meio de um estudo de caso em 2009, o sinergismo entre as concepções epistemológicas e as ações formativas vivenciadas no Curso de Licenciatura em Química Noturno da UFRGS na prática docente de uma licencianda. Utilizaram o aporte teórico de Rafael Porlán Ariza e Ana Garcia Rivero sobre a evolução do conhecimento profissional docente. Dos resultados da investigação emergiram evidências da inter-relação entre as diferentes experiências acadêmicas do curso e as práticas docentes utilizadas pela futura professora, colaboradora na pesquisa. Os autores teorizam que os professores aprendem sobre sua profissão durante toda a sua história, desenvolvendo suas concepções epistemológicas sob a influência do meio escolar, social, cultural, econômico e acadêmico vivenciados.

Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos é o nono artigo socializado por Jose Euzebio Simões Neto e Mauro de Souza Lima Prates Júnior. Estes analisam como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Belo Horizonte, em Minas gerais. Apresentam os resultados em três momentos: análise da avaliação diagnóstica, análise da resolução das situações-problema e análise do questionário aplicado no momento de retorno. Os resultados apontam que a resolução das situações-problema pelos estudantes participantes da pesquisa contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos.

Já o décimo artigo Estudo de caso sobre o olhar do estudante do ensino médio técnico para a disciplina de sociologia, escrito por Silvana Colombelli Parra Sanches, apresenta a perspectiva de estudantes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso sobre a disciplina de sociologia. Expõe que os eixos norteadores do discurso elencados no corpo do texto das falas dos estudantes revelaram a importância da sociologia para sociedade como crítica social, a contribuição da sociologia, como no sentido de desinibir o estudante para socializar melhor; ou então, formar a personalidade deste para que se torne uma pessoa adaptável aos anseios dos que os rodeiam. A pesquisa revela ainda a disciplina como geradora de tolerância e conhecimentos de outras culturas, somada à criação de espaços de discussão que levam ao enfrentamento de conflitos sociais.

Em Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão as autoras Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento e Lenise Aparecida Martins Garcia trazem, no décimo primeiro capítulo, contribuições valiosas sobre o domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura no sistema educacional, imerso na sociedade digital. As autoras colocam como necessário tanto a oferta de cursos de formação de professores das diversas áreas, a discussão e a proposição da inserção de propostas metodológicas que envolvam à formação leitora e escritora dos alunos, bem como o letramento científico dos acadêmicos na formação inicial, numa perspectiva interdisciplinar. Abordam com primazia como as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.

Osmar Henrique Moura da Silva, Carlos Eduardo Laburú e Ana Cláudia Força no décimo segundo artigo intitulado Um Estudo das Acurácias e Procedimentos de Medição de Alunos do Nível Médio Baseado em Duas Alternativas Pedagógicas apresentam os resultados de pesquisas relacionadas às acurácias (ou exatidão) e procedimentos de medição de alunos do nível médio quando submetidos a dois distintos encaminhamentos pedagógicos em atividades empíricas que envolvem mensurações. As conclusões apontadas pelos autores apontam qual o método auxiliar mais vantajoso à iniciação de um processo instrucional dos conceitos de medição.

O artigo Física para as graduações tecnológicas em construção de edifícios: um olhar histórico (1961-1974) proposto por Fábio Aparecido da Costa e Polonia Altoé Fusinato apresenta reflexões sobre a origem do componente curricular Física para os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios do Brasil no período compreendido entre 1961 e 1974. Trata-se de uma pesquisa histórica com abordagem documental. Para a construção das categorias de análise os autores elencaram as legislações, entrevistas com os indivíduos envolvidos no processo de criação e início de expansão desses cursos e análises sobre a planificação curricular dos cursos mencionados. Os resultados socializados apontam que a nomenclatura atribuída ao componente curricular e seus conteúdos de instrução não condizem com as finalidades prescritas na legislação.

O décimo quarto e último artigo desta edição de autoria de Marco Antônio Sandini Trentin, Cleci Teresinha Werner Da Rosa, Álvaro Becker Da Rosa e Adriano Canabarro Teixeira, denominado Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva, compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e apresenta uma proposta didática-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. Ao mostrar um dispositivo de fácil construção, os autores evidenciam que o uso de novas tecnologias no ensino favorece a evocação do pensamento metacognitivo, atuando como potencializadora da aprendizagem, servindo de exemplo para novas atividades experimentais em Física.

         

Prof. Dr. Ana Lúcia Crisostimo

Sumário

Artigos

Tania Mara Niezer, Fabiane Fabri, Antonio Carlos Frasson, Luiz Alberto Pilatti
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Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues
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Waisenhowerk Vieira de Melo, Cristina dos Santos Bianchi
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Francisco Paulo Caires Junior, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
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Ana Carolina Rosa da Silva, Ludmylla Ribeiro dos Santos, Fabiana Mota da Silva, Elieide Livia Ribeiro da Costa, Paloma Lopes de Lacerda, Maria das Graças Cleophas
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Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Marinez Meneghello Passos
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Adriana Breda, Vicenç Font, Valderez Marina do Rosário Lima
Camila Greff Passos, José Claudio Del Pino
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Mauro de Souza Lima Prates Júnior, Jose Euzebio Simões Neto
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Silvana Colombelli Parra Sanches
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Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento, Lenise Aparecida Martins Garcia
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Osmar Henrique Moura da Silva, Carlos Eduardo Laburú, Ana Cláudia Força
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Fábio Aparecido da Costa, Polonia Altoé Fusinato
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Marco Antonio Sandini Trentin, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa, Adriano Canabarro Teixeira
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