Letramento em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e expressão

Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento, Lenise Aparecida Martins Garcia

Resumo


A comunicação é um processo inerente ao ser humano, que, ao longo da sua história, vem desenvolvendo tecnologias para promovê-la. Desde a invenção da grafia até os mais complexos sistemas computacionais, as competências sociais têm se modificado e exigido novos mecanismos de apropriação da escrita e da leitura. Nesta década, uma das marcantes necessidades está relacionada ao domínio contextualizado e consciente das competências de escrita e leitura, que também preparam para atuar de forma presente na sociedade digital. Tais competências têm se apresentado um desafio ao sistema educacional, que não está preparado para lidar com a geração de nativos digitais, os quais nasceram em um mundo tecnológico e, portanto, são usuários natos dessas ferramentas. Nesse arcabouço, as novas tecnologias de informação, comunicação e expressão (NTICE) se apresentam como ferramentas promissoras para aproximar o fazer pedagógico dos professores às necessidades letradas da sociedade telemática.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n3.1826

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