Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física
Resumo
É cada vez mais claro que nossos alunos
procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma
de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma
reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de
física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia
deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal
objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e
discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a
finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é
apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores
do ensino médio. Como principais conclusões das atividades
desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes
frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de
aprendizagem em sala de aula.
procuram a universidade com o objetivo apenas de obtenção de um diploma
de curso superior. Assim sendo, estamos propondo neste trabalho uma
reflexão para que possamos desenvolver uma metodologia de ensino de
física que consiga modificar esse comportamento. Essa nova metodologia
deve ser fundamentada na metodologia científica e teria como principal
objetivo ensinar a questionar sobre o tema em estudo. São apresentados e
discutidos dois métodos de observação para serem utilizados com a
finalidade de inserir o aprendiz nessa nova metodologia. Também é
apresentado o resultado de uma entrevista investigativa com professores
do ensino médio. Como principais conclusões das atividades
desenvolvidas, podemos ressaltar a mudança de atitude dos aprendizes
frente aos conhecimentos a serem adquiridos e o ganho de dinâmica de
aprendizagem em sala de aula.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2009000100002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.