V. 2, N. 1 (2009)

DOI: 10.3895/S1982-873X20090001

Esta edição comemora o primeiro aniversário da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia.

Ao longo desse período tão curto, o periódico já conseguiu estabelecer um novo espaço de discussão e troca de experiências no ensino de ciência e tecnologia. Proporcionou aos leitores uma série de trabalhos relevantes, fruto das contribuições de pesquisadores de todo o país.

O formato eletrônico e livre adotado pela revista se mostrou uma opção acertada. O acesso gratuito à textos científicos segue uma tendência contemporânea de facilitar o acesso e ampliar a divulgação de informações. Nesse sentido, seguiu-se o princípio básico de organização da própria Internet, veículo escolhido para a publicação. Outras revistas têm aderido a essa idéia.

Abrindo este volume de 2009, a RBECT traz aos nossos leitores seis textos que tratam de Química, Matemática, Física, Engenharia e Biologia.

Os recursos verbais e não-verbais, utilizados por discentes do curso de química da UFMG em uma atividade de preparação para a docência, foram objetos do estudo do artigo “A expressividade do futuro professor de química: recursos verbais e não verbais”, de Tânia Afonso Chaves, Francisco Ângelo Coutinho e Eduardo Fleury Mortimer. A pesquisa de campo revela a expressividade, a variação melódica e a expressividade não-verbal presentes nas práticas pedagógicas dos discentes participantes do estudo.

No artigo ";Reflexões para a composição de uma metodologia para o Ensino de Física";, Gerson Kniphoff da Cruz e Sílvio Luiz Rutz da Silva travam um diálogo com o leitor, que leva a questionar a antiga didática restrita a apresentar dados e informações. Em seu lugar propõe-se incitar os alunos a se tornarem investigadores.

O artigo seguinte “Problema gerador de discussões: uma metodologia para o Ensino de Engenharia” de Vinícius Machado e Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, apresenta a proposta para ensinar ciência e matemática nos cursos de engenharia por meio de Problemas Geradores de Discussões (PGD) a partir de situações contextualizadas levando os discentes a refletir sobre imbrincamentos sociais da ciência e da tecnologia, visando uma formação científica, tecnológica e humanista. Relata também uma experiência de aplicação do PGD Desperdício de Água na disciplina de Física em uma turma de alunos recém-ingressos do curso de Engenharia de Produção da UTFPR campus Ponta Grossa.

O uso de problemas práticos para introduzir conteúdos é apresentado por Ana Cristina Schirlo e Sani de Carvalho Rutz da Silva em ";O ensino da Geometria auxiliando a fabricação de embalagens";. As autores empregam o modelo de Van Hiele para basear as atividades propostas, que levam os alunos não só a estudar geometria, como a entender seu uso prático.

O trabalho ";A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos";, de Alessandro Jacques Ribeiro, convida a uma reflexão sobre o significado das equações em diferentes contextos de uso. Abre interessantes perspectivas para professores trabalharem diferentes significados dessas representações com seus alunos.

Por fim o texto “Terrários no ensino de ecossistemas terrestres e teoria ecológica” de Rosane Terezinha Nascimento da Rosa relata uma experiência de construção de Terrários, recurso utilizado como forma de observação do meio ambiente e aprimoramento de conhecimentos relacionados à zoologia e à ecologia. A atividade foi desenvolvida por professoras de ciências da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS com discentes da sexta série do ensino fundamental, por um período de trinta dias.

Ponta Grossa, abril de 2009 André Koscianski Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira

Sumário

Artigos

Tânia Afonso Chaves, Francisco Ângelo Coutinho, Eduardo Fleury Mortimer
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Gerson Kniphoff da Cruz, Sílvio Luiz Rutz da Silva
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Vinícius Machado, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
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Ana Cristina Schirlo, Sani de Carvalho Rutz da Silva
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Alessandro Jacques Ribeiro
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Rosane Teresinha Nascimento da Rosa
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